Selecione o dia...

sexta-feira, 12 de abril de 2019

CASA DA EMBRAPA MARCA PRESENÇA NA TECNOSHOW COMIGO COM TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO PRODUTOR RURAL - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Importante vitrine de tecnologia rural e de informação, a Tecnoloshow Comigo em sua 18ª edição é um espaço de 60 hectares e uma oportunidade para o produtor rural ter um contato direto com as melhores tecnologias disponíveis, assim como se informar por meio de palestras, oficinas e demonstrações de tecnologias e linhas de financiamentos, movimentando toda a cadeia produtiva.

Como todos os anos, a Embrapa marca presença, mais uma vez, no evento com a “Casa da Embrapa”, o estande permanente da Empresa no evento, com 12 Unidades da Instituição, além do Escritório de Negócios, que apresentam os trabalhos e ações realizadas por seus pesquisadores, visando ao melhoramento de cultivares e tecnologias para a Agropecuária.

São apresentados plots com tecnologias desenvolvidas nos centros de pesquisas, além de palestras, publicações e demonstrações de tecnologias.

Veja, a seguir, algumas tecnologias e atividades realizadas pela Embrapa, durate a Tecnoshow Comigo:

Multiplicação rápida da mandioca

Dentre a programação organizada pela Embrapa durante a 18ª Edição da Tecnoshow Comigo que acontece em Rio Verde (Goiás), entre os dias 8 e 12 de abril, a demonstração de técnica de multiplicação rápida da mandioca tem despertado interesse especial do produtor.

O trabalho é realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – Bahia); de acordo com Os responsáveis por apresentar a tecnologia na Tecnoshow Comigo, os engenheiros agrônomos Hermínio Souza Rocha e Helton Fleck da Silveira, da Unidade de Pesquisa baiana, o novo método de multiplicação de mudas de mandioca livres de doenças, resistentes à seca e com boa qualidade genética deverá atender ao pequeno produtor. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva).

Este é um processo de propagação rápida da mandioca, que permite aumentar em até 100 vezes a taxa de multiplicação da raiz; neste processo a rama vira maniva e a maniva se torna a mandioca na safra seguinte. Para fazer a multiplicação rápida da mandioca é necessária a construção de uma estufa ou câmara úmida. O produtor pode utilizar materiais que têm na propriedade, como varas de bambu e plástico para a estufa. A propagação inicia-se com o corte das ramas (caules sem folhas) em estacas de duas gemas. Coloca-se esse material na estufa em fileiras separadas de 5 a 8 cm, com as estacas dispostas horizontalmente nas fileiras (0,5 cm entre si).

Webgis TerraClass

Outra tecnologia apresentada pela Embrapa na Tecnoshow Comigo é o Projeto TerraClass que é executado por meio de parceria entre a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o sistema on-line que permite consultar dados, mapas e imagens sobre o uso e cobertura da terra na Amazônia Legal Brasileira pelo projeto de pesquisa TerraClass para apoiar o desenvolvimento sustentável. Foi elaborado por representantes da Embrapa Informática Agropecuária, da Embrapa Amazônia Oriental e do Centro Regional da Amazônia (CRA/Inpe); conta, ainda, com o apoio: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Meio Ambiente; Banco Mundial; Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais; Fundo Amazônia.

Seu potencial reside em apoiar de forma estruturante, políticas públicas relacionadas aos seus respectivos biomas (Amazônia e Cerrado) para definição de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e do uso sustentável, conservação de solos, segurança hídrica, zoneamento ecológico-econômico, recuperação de áreas degradadas e gestão de espécies ameaçadas, como por exemplo o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Nova variedade de milheto

A Embrapa Milho e Sorgo, por meio de seu programa de melhoramento, desenvolveu uma nova variedade de milheto. A cultivar BRS 1502 surge como boa opção para produção de grãos, de forragem e de palhada de alta qualidade, com crescimento rápido e alta capacidade de rebrota.

É uma variedade de polinização aberta. Possui ciclo médio, com 60 dias da emergência ao florescimento, boa capacidade de perfilhamento e de recuperação na rebrota. Tem bom potencial de produção de massa em sistemas de plantio direto e alta produção de grãos (média de 2.500 quilos de grãos por hectare). Apresenta sanidade foliar, tolerância ao acamamento e sistema radicular profundo.

A utilização do milheto como planta de cobertura é uma das principais causas da expansão da cultura, em razão do avanço do plantio direto em regiões do Cerrado. Nessas áreas, a gramínea se desenvolve bem por apresentar alta resistência à seca, adaptabilidade a solos com baixo nível de fertilidade e elevada capacidade de extração de nutrientes, com sistema radicular profundo e boa produção de massa verde e seca.

Reunião técnica com representantes da cadeia produtiva do arroz

Durante a realização da Tecnoshow Comigo pesquisadores da Embrapa e parceiros da cadeia produtiva do arroz realizaram uma reunião técnica para discutir um sistema de produção de arroz de terras altas e apresentar uma proposta de manejo para o arroz em sistema de pivô central. O cultivo de arroz sob irrigação com pivô quando comparado aos métodos tradicionais de inundação tem muitos benefícios adicionais, além de economia de água, energia e trabalho. Uma das maiores vantagens é a flexibilidade com grande potencial de cultivo mantendo uma alta produtividade. Os benefícios e as possibilidades incluem: cultivar arroz em solos mais leves que não podem ser manejados com irrigação por inundação tradicional, abrir novas áreas com outras culturas para melhorar a condição do solo/fertilidade, flexibilidade de rotação com diferentes culturas para atender às demandas do mercado, melhor definição da data de plantio e colheita e ainda um dos grandes impactos é a redução do custo na preparação do solo para a implantação da lavoura.

A Tecnoshow Comigo é organizada anualmente pela Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), em Rio Verde (GO) e, ano a ano, vem evoluindo e expandindo seus resultados a cada edição. No ano passado, foram 550 expositores que atenderam um público de 106 mil visitantes, numa área de 60 hectares, gerando 2,5 bilhões em comercialização, segundo dados da organizadora.

O evento é uma extensa vitrine de tecnologias voltada para o homem do campo, empresários do setor agropecuário, estudantes, pesquisadores, extensionistas, empresas de consultoria para o setor agrário, bancos de fomento, técnicos do Governo Federal ligados às áreas de agricultura, meio ambiente, ciência e tecnologia e desenvolvimento agrário, entre outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog