Texto produzido por Embrapa
Experiências bem-sucedidas associadas à agricultura urbana no Rio de Janeiro (RJ) serão apresentadas em um seminário técnico por parceiros do programa Embrapa & Escola, na segunda-feira (15/4), entre 8h e 17h, na sede da Embrapa Solos, no Jardim Botânico. O evento, que comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, mostrará a importância da capacitação e das parcerias para o uso sustentável do solo e da água nos espaços urbanos.
>> Confira a programação completa
A primeira sessão do seminário, mediada pela Emater-Rio, será iniciada com palestras de pesquisadores da Embrapa Solos.
Cláudio Capeche apresentará as ações sociais do programa Embrapa & Escola da Unidade em 2018, como orientações técnicas de manejo de solo e uso sustentável da água e doações de mudas de hortaliças e compostos. Wenceslau Geraldes fará um resgate histórico da agricultura pré-colombiana e mostrará como o uso de resíduos orgânicos, carvão vegetal e cinzas criam solos férteis.
Na sequência, representantes das comunidades Santa Marta, Rocinha, Chapéu Mangueira, Babilônia e Vidigal apresentam os resultados da implantação de hortas comunitárias e os benefícios para a população local. As experiências da Unidade Integrada de Saúde Mental -15 da Marinha do Brasil com horta terapêutica, de uma creche que passou a dar destinação adequada aos resíduos orgânicos da merenda e de uma ONG especializada em agricultura urbana também estão na programação.
Encerram a manhã as apresentações das pesquisadoras da Embrapa Agrobiologia Marta Ricci e Mariela Uzeda, líderes do projeto que desenvolve e adapta tecnologias e capacita produtores para potencializar a agricultura urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro, e da Emater-Rio, que promove capacitação e implantação de hortas escolares e domésticas na região de Campo Grande.
A segunda sessão do seminário técnico, com mediação da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação da Prefeitura do Rio, apresentará diversas experiências desenvolvidas por escolas, universidades, ONGs e outras instituições, como implantação de hortas, pomares urbanos e viveiros; trilha ambiental; capacitação de jovens em paisagismo, horticultura e jardinagem; e formação de mão de obra técnica por colégios técnicos agropecuários. Na parte final, o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Murillo Freire Junior dará uma palestra sobre como reduzir o desperdício de alimentos, e a Prefeitura do Rio mostrará resultados de ações que buscam o desenvolvimento da agricultura urbana na cidade.
Também estão previstas para o seminário uma visita à Unidade Demonstrativa Francesco Palmieri, nos fundos da Embrapa Solos, e uma feirinha de produtos de parceiros do Programa Embrapa & Escola.
“Esperamos que o seminário, que reunirá membros de comunidades, instituições de ensino, ONGs e entes públicos possa fomentar novas parcerias e fortalecer as ações que já vêm sendo deseovolvidas por nossos parceiros”, disse o pesquisador da Embrapa Solos Cláudio Capeche, organizador do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.