Fonte: Embrapa
Em reunião realizada na última terça-feira (16/04) entre a Embrapa Amazônia Ocidental, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foram discutidas futuras parcerias entre as instituições visando o desenvolvimento de ações que alavanquem o setor primário no estado do Amazonas. A reunião foi realizada na sede da Fapeam e contou com a participação da diretora-presidente do órgão, Márcia Perales, do titular da Sepror, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, e do chefe-geral da Embrapa, Celso Paulo de Azevedo.
De acordo com Celso Paulo de Azevedo, existe uma demanda no estado por soluções tecnológicas para impulsionar cadeias produtivas importantes para a população que vive no meio rural.
Algumas dessas demandas já foram elencadas pela Sepror e, para o seu desenvolvimento, necessitam de pesquisas aplicadas que resultem em soluções que contribuam para a melhoria dos processos de produção. Ainda segundo o chefe-geral da Embrapa, projetos de pesquisa com esse objetivo foram aprovados no edital Pró-estado da Fapeam em 2018, mas por motivos de ordem legal os recursos não puderam ser liberados. “Nesse sentido, a reunião foi uma primeira etapa para a viabilização de financiamentos que possibilitem o desenvolvimento dessas pesquisas”, ressaltou.
Para o secretário Petrucio Pereira de Magalhães o Amazonas tem várias cadeias produtivas de grande potencial econômico-social, que são sustentáveis, e que precisam encontrar soluções tecnológicas para superar alguns componentes que limitam o desempenho ou a capacidade de todo um sistema de produção rural no Estado. Já a diretora-presidente da Fapeam disse que a reunião foi para ouvir e conhecer as necessidades das instituições e buscar caminhos que possam viabilizar parcerias, que atendam demandas importantes para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Antes desse encontro, o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, acompanhado de outros dirigentes do centro de pesquisa, realizou uma visita à Fapeam e um encontro com a diretora-presidente da Fapeam no dia 11/04. Segundo Azevedo, o objetivo da visita foi de aproximar as duas instituições e também para apresentar a nova gestão da Fapeam os trabalhos que a Embrapa desenvolve no estado. Nesse encontro, o dirigente da Embrapa ressaltou o apoio que a Fapeam vem dando para a Embrapa nos últimos anos, com o aporte financeiro para o desenvolvimento de pesquisas e de projetos de transferência de tecnologia. No início desase ano, a Embrapa começou a receber recursos referentes a dois editais lançados em 2018 o Amazonas Estratégico e Universal Amazonas, referentes a 28 projetos aprovados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.