Fonte: Faemg
Fotos: Luiz Pedro Pinheiro, técnico de campo, e Josénildo Francisco dos Santos (Dida) / Cedidas pelo Sindicato Rural de Montes Claros
Com encerramento previsto para esta sexta-feira (24) em Sete Lagoas, a 12ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), evento realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, trouxe o tema “Bioeconomia na Agropecuária: do conhecimento à inovação” e mostrou a centenas de visitantes que a pesquisa e a inovação desenvolvidos nas entidades participantes estão ao alcance do produtor rural.
Cerca de 400 produtores de regiões atendidas pelo Projeto ABC Cerrado visitaram o evento nesta quarta-feira, a convite do Sistema Faemg/Senar Minas, e participaram de palestras e vitrines.
A caravana de produtores do Norte de Minas foi organizada pelo Sindicato Rural de Montes Claros. O gerente regional do Senar em Montes Claros, Dirceu Martins, também acompanhou as atividades do grupo.
Um dos convidados era Maria José de Freitas Veloso, de Montes Claros. Descansando no estande entre uma atividade e outra, a produtora disse que a SIT “nos enriquece e engrandece” e que, sempre que possível, estará presente. Além das palestras, ela visitou as estações com trabalhos sobre barraginhas, plantio direto, ILPF, silagem de sorgo e milho, palma forrageira e irrigação. “É um prazer muito grande estar aqui, ver as novidades, participar do que a gente puder, é tudo muito interessante”, elogiou.
A partir da esquerda, as produtoras Denise, de Pompéu; Maria José, de Montes Claros; e Jaqueline, de Sete Lagoas
O grupo de produtores saiu de Montes Claros para conferir a programação de Estratégias de convivência na agricultura em ambientes com restrições hídricas, que é o caso da região. Os participantes também puderam visitar as áreas de pesquisa e produção da Embrapa em Sete Lagoas.
Resultados do ABC Cerrado
Além de oferecer os cursos de Pulverizador Automotriz, Manutenção do TAP e operação com um implemento e Drone (Asas Rotativas) – Operações básicas, o Sistema Faemg/Senar Minas apresentou os resultados do Projeto ABC Cerrado, desenvolvido entre 2015 e 2019 pelo Senar em Minas Gerais para capacitar produtores no uso de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Segundo Caio Sérgio Oliveira, analista técnico da Coordenadoria de Formação Profissional Rural do Senar Minas e coordenador do projeto no estado, durante a SIT foi feito o fechamento do ABC Cerrado com uma apresentação geral dos resultados obtidos, e o lançamento oficial do projeto FIP Paisagens Rurais.
Realização
Este ano, o Sistema Faemg/Senar Minas foi um dos realizadores da SIT, junto com Emater, Epamig e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). No estande institucional da entidade, os visitantes puderam obter informações sobre os produtos e serviços do Sistema para o produtor – seguros, plano de saúde e certificação digital – e ainda saber mais sobre os treinamentos do Senar.
Christiano Nascif, superintendente do Senar Minas, prestigiou a abertura do evento, na manhã do dia 20, ao lado dos coordenadores de Formação profissional Rural da entidade, Luiz Ronilson Araújo Paiva, e de Promoção Social, José Belas Gonçalves, além da gerente regional do Senar em Sete Lagoas, Ciane Pereira.
A 12ª SIT conta também com o apoio do Canal Rural, da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) e de outras empresas do agronegócio mineiro. Já está confirmada a participação das Unidades da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Informática Agropecuária (Campinas-SP), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Semiárido (Petrolina-PE) e Solos (Rio de Janeiro-RJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.