Fonte: Faemg
Vinte e oito candidatos a instrutores do Sistema Faemg/Senar Minas estão passando pela capacitação metodológica da entidade, nesta semana, em Viçosa. O objetivo é ensinar a metodologia utilizada nos cursos e programas especiais de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar Minas em todo o estado. O encontro é conduzido pela coordenadora pedagógica, Mírian Rocha e pela analista, Cristiane Trigueiro.
Os candidatos buscam se tornar instrutores em 17 diferentes áreas: Administração, Alimentação, Armazenamento de Grãos, Bovinocultura, Cafeicultura, Caldeira, Defensivos Agrícolas, Derivados do Leite, Drone, Embutidos e Defumados, Equideocultura, Informática, Irrigação, Peixes, Saúde Bucal, Soldagem e Adestramento de Cães para Pastoreio.
Segundo Mírian, o Adestramento de Cães para Pastoreio é uma nova demanda que se tornará um treinamento oferecido pelo Senar Minas.
A etapa presencial começou nesta segunda (20) e vai até sexta-feira (24) com momentos teóricos e práticos.
Os participantes aplicam em microaulas as técnicas aprendidas e são avaliados pelas instrutoras pedagógicas, que contam com a colaboração de Tércia Pereira de Almeida, coordenadora de Inovação e Conhecimento do Senar Minas, para análise das aulas.
A assessora técnica do Núcleo de Educação a Distância do Senar Central, Larissa Arêa, também está acompanhando os trabalhos junto a essa turma, que foi a primeira do estado a passar pelo treinamento metodológico a distância de forma experimental. “Montamos uma turma exclusiva para realizar a capacitação metodológica junto aos candidatos à instrutoria em Minas Gerais”, afirmou.
O engenheiro agrícola Fernando Lopes, de 26 anos e natural de Montes Claros, está participando da capacitação para ser instrutor de cursos de Irrigação. “A semana está sendo de muito aprendizado. Estou bem satisfeito por estar participando. O momento de capacitação metodológica a distância, antes da presencial, foi bom para não chegarmos com muitas interrogações, mas estar em contato com a equipe doSenar presencialmente é de fundamental importância”, destacou.
Outro candidato é Victor Hugo, de Nazareno, no sul de Minas, que busca ser instrutor na área de Soldagem. “No momento a distância, tivemos acesso à parte teórica e noção para fazermos o plano instrucional. Estar passando por este momento presencial é muito produtivo. Podemos revisar o conteúdo e fixar melhor os conceitos para aplicação”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.