Fonte: Faemg
Juiz de Fora está recebendo mais uma edição do Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças Rurais, promovido peloSistema Faemg/Senar Minas. Esta é a sétima vez que o curso é realizado na cidade.
O primeiro módulo foi realizado entre os dias 22 e 23 de maio, no Hotel Green Hill, onde estiveram reunidos 35 participantes, todos ligados ao meio rural, vindos de municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Esta turma é formada por produtores rurais, filhos de produtores, profissionais ligados ao meio rural, integrantes de sindicatos e associações rurais.
O Programa, composto por 80 horas/aula, vem sendo desenvolvido em todo Estado desde 2006.
Além de despertar o sentimento de liderança, o objetivo é habilitar pessoas para que, ao assumirem funções políticas ou cargos de destaque, tenham condições de desenvolver atividades que contribuam para o avanço do setor rural.
O assistente da Assessoria Sindical do Sistema Faemg, Luiz Henrique de Carvalho, explica que o Programa pretende “proporcionar uma nova visão às pessoas que já têm contato com a área rural, mas não têm uma visão macro do agronegócio. Com isso, fazer com que se enxerguem como um líder”.
O instrutor e economista Jerônimo Giacchetta explica que “oprimeiro módulo é um momento em que a turma conhece a sua rede de relacionamentos, além de serem abordados os problemas atuais do agronegócio”.
Turma diversificada
“Temos, aqui uma turma muito diversificada, com produtores de gado de leite e corte, apicultores, produtores de café, entre outros, o que gera ganho de conhecimento pela troca de experiências. Com isso, com certeza, o sucesso será alcançado”, aponta o gerente do Senar Minas da Regional Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva.
O participante Afonso Sérgio Costa Ferreira veio de Santos Dumont, município da Zona da Mata, e afirma ter muita expectativa quanto ao curso. “São as melhores possíveis. Creio que o Novas Lideranças Rurais vai colaborar para a melhoria da comunicação com nossos parceiros, produtores rurais”. Advogado há 30 anos, com experiência no setor bancário, ele trabalha com gado de corte e de leite, além de estar iniciando na avicultura.
De Rio Novo, também na Zona da mata mineira, veio o produtor rural Tarcísio Cerdeira. “Tenho uma propriedade autossustentável, onde crio gado, porcos e tenho um pomar com 97 variedades de frutas. Busco no Novas Lideranças Rurais conhecimento para continuar em busca de fazer um trabalho bem feito”.
Já a participante Daniele de Lima veio de Ewbank da Câmara, cidade vizinha a Juiz de Fora. Vinda de Itaboraí, no Rio de Janeiro, ela conta que está na cidade há dois anos. “Lá, trabalhava como corretora de imóveis, mas tenho paixão e acredito muito no meio rural. Minha intenção é poder tornar minha propriedade autossustentável. Temos gado de corte e muita vontade de investir na piscicultura. Além disso, como Ewbank da Câmara é uma cidade pequena, com cerca de três mil habitantes, há muitas crianças carentes. Diante desse cenário, pretendo implantar algo em minha propriedade em benefício delas”.
O Programa
O Novas Lideranças Rurais é composto por cinco módulos, que abordam os temas: O Mundo Contemporâneo do Agronegócio, Estado e Sociedade, Grandes Desafios do Agronegócio, Comunicação, Liderança. Os próximos módulos estão marcados para os dias 5 e 6 de junho, 26 e 27 de junho, 10 e 11 de julho, 23 e 24 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.