Fonte: Faemg
Vinte e duas moradoras do município de Aricanduva, Vale do Jequitinhonha, participaram das capacitações do Sistema Faemg/Senar Minas na área de produção artesanal de alimentos, realizadas na sede do Clube de Mães de Aricanduva.
Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Capelinha, as capacitações tiveram, como conteúdo programático, técnicas e práticas para produção de salgados e doces de festas. Foram 24 horas/aula para cada capacitação.
A instrutora e nutricionista, Luciana Figueiredo Nogueira, foi quem ministrou as capacitações.
Segundo ela, as turmas se mostraram comprometidas e interessadas. “Produzimos coxinha, risole de milho, enroladinho de salsicha, quibe assado e frito, empada, croquete de frango, esfirra de carne, enroladinho de mussarela, brigadeiro, beijinho, olho de sogra, cajuzinho, cocada cremosa, casadinho, e o tradicional bolo de festa recheado e confeitado”.
Ainda de acordo com a instrutora, o curso de doces e salgados de festa tem sido um sucesso por onde ela ministra. “Recebo muitos retornos positivos das alunas que, logo que terminam os cursos, começam a testar as receitas. Esse treinamento visa não só desenvolver habilidades no preparo de salgados, doces e bolos confeitados, como também desperta a consciência dos participantes para os critérios de higiene na manipulação de alimentos, os critérios e a importância da utilização dos EPIs durante a produção e, sobretudo oportuniza geração de renda para o participante e família quando produzidos para comercialização” avaliou Luciana.
Durante a capacitação, as participantes também aprenderam sobre economia e congelamento dos alimentos, segurança alimentar, destinação correta dos resíduos, limpeza, cuidado necessário com o ambiente entre outras técnicas envolvidas na produção de alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.