Clique na imagem para ver o vídeo de maestria.
Olá produtores, produtoras, empreendedores e empreendedoras! O vídeo de hoje apresenta o que é uma Marca Coletiva (MC) e qual é a diferença entre esta e a Indicação Geográfica (IG). Nós já temos muitas empresas e produtos reconhecidos, faltando divulgá-los melhor para o país e para o mundo !
Essa explicação é direcionada para quem está buscando novas maneiras de trabalhar coletivamente, com um grupo de empresas de um mesmo setor ou nicho.
A MC e a IG são formas de proteção industrial e têm aspectos comuns e diferentes. Em alguns casos, somente a IG pode ser interessante para os produtores/empreendedores, em outros casos, somente a MC, mas há também associações que trabalham com os dois modos de proteção e valorização dos produtos.
Se você é empreendedor ou empreendedora da zona rural ou urbana, você pode pensar em usar essa lei para aumentar a qualidadede seu produto e aumentar o alcance de suas vendas .
Toda a bibliografia e sites que eu consultei para fazer esse vídeo estão mais abaixo, com os links para você buscar mais informações.
Dúvidas? Quer saber mais? Só deixar seu comentário e se gostou, colabora! Deixa seu comentário aqui para todo mundo saber! E não esquece de clicar gostei !
Obrigado por assistir ao vídeo!
Abraços mineiros!
Ligia Inhan
Dra. PPED/UFRJ
Versão em texto deste vídeo: https://www.ligiainhan.com/blog/2019/5/23/marcas-coletivas-e-indicao-geogrfica
Observações:
Professor ou professora, fique à vontade para utilizar esse vídeo em suas aulas e partilhar com seus alunos, será um grande prazer para mim em poder ajudá-lo. Se quiser fazer alguma observação, fique à vontade, utilize o espaço dos comentários abaixo ou me envie um email. Se tiver mais propostas deste tema, é só deixar aqui.
A foto da capa é de algum lugar em Domingos Martins (ES).
Áudio: Autumn Day by Kevin MacLeod is licensed under a Creative Commons Attribution license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Source: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100765
Artist: http://incompetech.com/
Referências e sites consultados:
Indicação das marcas de certificação: Patrícia Barbosa
BARBOSA, Patrícia Maria da Silva et al. Da teoria à prática: o caso da marca coletiva “Amorango” como estratégia de valorização da produção de morangos na região de Nova Friburgo, RJ, 2015. http://twixar.me/KBqK
BARBOSA, Patrícia Maria da Silva. Marcas Coletivas e Marcas de Certificação: marcas de uso coletivo, 2013. http://twixar.me/sRqK
BARBOSA, Patrícia Maria da Silva et al. A PROTEÇÃO DE MARCAS SETORIAIS DO MUNDO DA MODA DESTINADAS À INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL.
http://twixar.me/HRqK
Você pode buscar mais informações no site do INPI: http://www.inpi.gov.br
O link para a lei n. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, Lei de Propriedade Industrial (LPI) está aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm . Você vai achar no Título III – Das Marcas, Art 123 em diante sobre os tipos de marcas que o Brasil reconhece e a seção das Indicações Geográficas a partir do Art. 176.
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