Selecione o dia...

quinta-feira, 9 de maio de 2019

CONVÊNIO PIONEIRO COM A SECRETARIA DE CIÊNCIA DO RJ PREVÊ 1º POLO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO AGRONEGÓCIO - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, e o secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues, assinaram convênio com o objetivo é criar o 1º Polo de Inovação Tecnológica do Agronegócio (PITec Agro) do Brasil, localizado na sede da Embrapa Solos (Jardim Botânico). A cerimônia ocorreu no dia 08 de maio, na sede da Secretaria.  

“O agro tem uma participação pequena no PIB do Rio de Janeiro, mas tem potencial para crescer muito, gerando também renda e emprego, devolvendo a dignidade para a população marginalizada da área rural”, enfatizou Barbosa.

A visão do presidente da Embrapa é compartilhada pelo subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo da SECTI Filippo Zaccaro Scelza.

“A assinatura do termo de cooperação permitirá trazer a revolução digital para o agronegócio fluminense fomentando a competitividade e potencializando o setor. Esse acordo atenderá a estratégia do governo do estado em aumentar a participação do setor agrário no RJ.”

O chefe geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, vê a assinatura do acordo como o primeiro passo para criação da rede de inovação tecnológica para o desenvolvimento agropecuário fluminense “Esperamos, no PITec Agro, ter a participação de todos os centros de pesquisa da Embrapa, além de outras instituições, inclusive privadas, interessadas em inovação, ancorados no Rio com o apoio da Secretaria.”

A busca pela autossuficiência e capacidade do estado em ter identidade em tudo que produz é um dos pilares da iniciativa. “Este é o caminho que a nossa pasta traça para a população fluminense. Focamos na geração de emprego e renda visando impulsionar e desenvolver a ciência, tecnologia e inovação no estado”, afirmou o secretário.

A importância da cooperação com a secretaria foi enfatizada pelo chefe geral da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ), Gustavo Ribeiro Xavier. “O vínculo entre Faperj e a SECTI, por exemplo, pode proporcionar o surgimento de editais específicos para o agro fluminense voltados para a inovação”.

PITec Agro

O PITec Agro é um ambiente de inovações dentro da Embrapa que permite a interação e cooperação entre a iniciativa empreendedora e a comunidade acadêmica, visando fortalecer o desenvolvimento tecnológico do setor.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog