Fonte: Faemg
Terminou nesta quarta-feira (8), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o curso de Novas Lideranças Rurais promovido pelo SISTEMA FAEMG. A abertura do evento na quarta-feira (13) foi feita pelo coordenador da Assessoria Sindical da FAEMG, Rogério de Oliveira Arantes. O tema Liderança foi desenvolvido no último bloco pelo instrutor e médico veterinário, Emerson Alvarenga.
“Neste último bloco conversamos sobre a importância da comunicação neste processo de liderança.
É preciso ter o entendimento da importância da comunicação, assertiva, clara e objetiva. Líderes precisam conhecer sobre comunicação, ter inteligência emocional, empatia e transparência. Também falamos sobre o perfil comportamental que o líder deve traçar de si mesmo e da equipe, isso ajuda a formar equipes e líderes precisam fazer com que as pessoas se desenvolvam”, explica Alvarenga.
Dentre os participantes que concluíram o curso, está Alekes das Dores. Ele veio de Virginópolis para participar do evento. Alekes é produtor rural no munícipio e atualmente ocupa o cargo de presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do município.
“Estou no terceiro mandato como presidente da cooperativa, recebi uma indicação de um ex-presidente e por meio do convite do Sindicato Rural de Virginópolis resolvi fazer o Novas Lideranças e estou maravilhado. Percebi que este é um curso essencial para todas as pessoas. Ele abre a nossa mente e amplia a nossa visão para sabermos lidar com as diversas situações no dia a dia, seja na cooperativa, no sindicato ou na nossa propriedade”.
Reciclagem
Entre os concluintes, é possível identificar alguns que já têm um papel de liderança. É o caso de Cantídio Ferreira que faz parte da atual diretoria da União Ruralista Rio Doce (URRD), organização que presidiu em anos anteriores. Há 12 anos Cantídio fez parte de outra turma de um curso de Novas Lideranças e agora obteve o que ele chama de “reciclagem”.
“Eu participei de uma das primeiras turmas, em 2007, logo quando a Faemg havia lançado este curso. Com o passar do tempo quis fazer novamente para ver quais as mudanças de lá para cá. Naquela época se falava em representatividade, agora falamos em globalização, motivação, onde eu, como líder, preciso melhorar para obter mais experiência e poder passar isso adiante. Está sendo uma espécie de reciclagem e estou ansioso para os próximos módulos”, declara Cantídio.
Emerson Alvarenga destaca que o curso é recomendado tanto para aqueles que já desempenham uma função de liderança ou para aqueles que ainda buscam por este espaço. “Se ele já é uma liderança o curso vai potencializar esta posição, seu conhecimento ou adequar algo que esteja em desacordo com esse papel de líder. Se ele [o participante] ainda não é uma liderança, o curso dá instrumentos para que possa dar um passo em direção a isso”, destaca o instrutor que completa: “em síntese o curso de Novas Lideranças é para quem quer entender, compreender os desafios atuais. Liderar no mundo de hoje é diferente do que era liderar há alguns anos e será diferente nos anos futuros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.