Fonte: Faemg
Produtores Rurais do município de Fronteiras dos Vales, no Vale do Mucuri, participaram do curso de Inseminador, uma promoção do Sindicato dos Produtores Rurais de Águas Formosas, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas. Nove pessoas participaram do curso, realizado na Fazenda Portugal. O evento teve como instrutor, Manoel Cândido da Silva.
O objetivo do treinamento era fazer com que os pequenos produtores tivessem conhecimento de como promover uma melhoria na produção de leite nas propriedades deles, já que a economia na região se baseia, basicamente, na pecuária e seus derivados.
Durante o curso, os participantes observaram a importância e as vantagens da inseminação artificial.
Outros ensinamentos passados pelo instrutor durante a capacitação em Fronteira dos Vales tratam do perfil do inseminador, da higiene do processo e do controle de dados. “A inseminação artificial em bovinos garante o melhoramento genético do rebanho e o avanço da eficiência reprodutiva, utilizando técnica de reprodução artificial com reprodutores comprovadamente superiores”, explicou Manoel Cândido.
O mobilizador do Sindicato Rural, Ciranio Celestino de Souza chamou a atenção para a diferença da faixa etária dos participantes e o interesse daqueles com mais idade. “Todos os participantes mostraram muito interesse e uma vontade de aprender incrível. Mas é impossível não destacar a determinação da dona Ivony Maria da Silva Fernandes, de 56 anos e da Camila Souza Lopes, de apenas 18. Tivemos ainda a participação do Abelardo Mesquita, de 65. Apesar da diferença de idade todos mostraram uma vontade incrível que chamou a atenção até do instrutor”, contou Ciranio.
O instrutor Manoel Cândido também ressaltou a participação feminina num curso mais voltado para o universo masculino e lembrou que as mulheres estão superando a barreira do preconceito.
“A participação feminina nesse evento foi de fundamental importância tanto direta como indiretamente contribuindo para o sucesso e bem-estar de todos. As mulheres aqui foram muito bem representadas ambas bastante interessadas em novos aprendizados, com muita garra e amor. Muito solícitas com todos, demostrando que muitas vezes diferenças de idades e outros preconceitos são facilmente dissipados pela vontade de aprender”.
Por fim, instrutor e mobilizador lembraram o apoio que receberam da equipe da Comitiva Pampã, uma associação composta por cuidadores e criadores de cavalos em Fronteira dos Vales. “Ao Fábio Aparecido Mendes, o Fabinho, o nosso muito obrigado pelo apoio e parabéns por investir na associação e na capacitação do público rural aqui da região”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.