Fonte: Faemg
O superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, respresentou a entidade na 3ª edição do Seminário de Integração Territorial do Leste de Minas Gerais. O evento aconteceu na quinta-feira (2), em Santa Rita de Minas, no Vale do Rio Doce, e teve como tema principal “Políticas públicas e desenvolvimento municipal”.
O seminário foi uma promoção da Rede Leste de Bancos de Alimentos (RELBA), em parceria com o Sebrae Minas. Durante o evento, Christiano Nascif falou sobre a atuação do Senar Minas, em especial na região, por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
Christiano Nascif (de pé) durante sua palestra em Santa Rita de Minas
“É com muita satisfação que participamos deste seminário que tem o foco em promover um debate com vistas à ampliação das ações de fomento econômico e territorial, a partir de políticas públicas para desenvolvimento do agronegócio regional.
Estamos aqui hoje destacando a presença do Senar Minas na região seja por meio dos cursos que promovemos ou pelos programas como o ATeG, por exemplo, que falamos sobre durante a palestra”, explicou Nascif.
O seminário já foi realizado em Ipatinga (2017), e em Santana do Paraíso (2018). Este ano o evento contou com a presença de prefeitos, gestores de segurança alimentar e nutricional, gestores de agricultura e de desenvolvimento econômico e social, empresários, representantes de agricultores familiares e estudantes.
O Presidente da Rede Leste de Bancos de Alimentos (RELBA), João Paulo de Paiva Ramos, é aluno egresso do Curso Técnico em Agronegócio (2017) e também idealizador do evento. Ele lembrou a sua certificação pelo Senar Minas, explicou o convite à instituição para participar do evento e destacou os avanços desde o primeiro seminário.
Na tenda, o Sistema Faemg / Senar Minas disponibilizou informações sobre seus eventos e serviços
“Esse seminário surgiu com o objetivo de discutir o desenvolvimento do agronegócio da região. Desde então, percebemos que resultados positivos estão sendo obtidos. Em razão disso, neste ano, estamos com um foco maios nas políticas públicas, as quais contam com a contribuição do Senar Minas, as fortalecendo por meio dos seus cursos e programas que oferece, possibilitando maior inclusão dos participantes no mercado de trabalho”.
O Sistema Faemg/Senar Minas instalou uma tenda no local do evento para apresentar informações sobre cursos e programas promovidos. Também representaram o Sistema a coordenadora de Inovação e Tecnologia, Tércia Pereira de Almeida e o gerente regional do Senar Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa.
Equipe de organizadores do seminário e representantes do Senar Minas
ATeG
Criado em 2013 pelo Senar Nacional, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) leva a pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção. É direcionado a quem nunca recebeu assistência técnica regular e tem duração de dois a quatro anos. Em Minas Gerais, o Programa atua em sete cadeias do agronegócio: Apicultura, Avicultura, Bovinocultura de Leite, Cafeicultura, Fruticultura, Olericultura e Piscicultura.
A metodologia é aplicada em seis etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.