Fonte: Faemg
Quem passou pelo Parque Fernando Costa, em Uberaba, do dia 26 de abril à 1º de maio pode se deliciar com o melhor da culinária mineira.
No Pavilhão Multiuso da ABCZ, acolheu mais de 70 expositores com produtos aprovados e certificados – dos mais variados tipos, espaços para aprender a fazer boa comida e jazz de primeira. Tudo isso num mesmo lugar.
A Feira + Gastronomia, que chega a sua segunda edição, se consolida como uma das mais importantes atividades durante a ExpoZebu, pois, além de proporcionar ao público alimentos deliciosos, diferenciados e de alta qualidade, dá ao produtor a oportunidade de divulgar o trabalho realizado durante todo do ano.
O Sistema Faemg/Senar Minas mais uma vez é apoiador e neste ano divide espaço com o Sebrae.
Segundo Roberto Simões, presidente das duas entidades, ver a ABCZ completar 100 anos de idade, prestando um serviço extraordinário à tecnologia na modernização dos processos de genética de reprodução e é importante ter a parceria entre a Associação e o Sistema Sindical Patronal Rural.
“Esta feira foi imaginada para os pequenos produtores, que trazem para cá seus produtos e é uma forma de fazer venda direta, se livrando dos intermediários e colocando-os próximos de supermercados e compradores mais qualificados para que eles cheguem até as gondolas do supermercado. Temos feito isso também com intensidade no Senar, onde todos os produtos de maior qualidade, todos os eventos nossos têm essa feira em que a gente traz esses produtos e há revoluções nessa questão, com aumento de renda de satisfação das famílias, de dignidade, de melhor qualidade de vida”, disse Simões.
Em 2019, além de mostrar o que os ex-alunos do Senar Minas estão comercializando, trouxe uma novidade aos visitantes, os minicursos gratuitos de Desossa de Peças Suínas, Fabricação de Linguiça e Carne na Lata.
As oficinas foram um sucesso, tanto para os participantes quando para os observadores. Dona Maria do Carmo ficou impressionada.
“Fiquei admirada com essa oficina. É muito interessante ver o instrutor ensinando os participantes como fazer a carne na lata. Ano que vem vou querer participar”
2ª Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas teve o apoio do SISTEMA FAEMG/SENAR MINAS, SEBRAE, SINDICATO RURAL DE UBERABA, SENAC, EMATER, EPAMIG E SINDICOMÉRCIO UBERABA, IMA, GEOPARQUE, PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, GOVERNO DE MINAS.
AS OFICINAS
Durante os cinco dias da feira 9 minicursos foram promovidos, com mais participantes que o previsto, já que foram divulgadas 8 vagas por oficina, mas a média foi de 10 a 11 pessoas por atividade, tamanho interesse.
Segundo o instrutor do Senar, Júlio César Magalhães Fernandes, ao oferecer os minicursos a proposta vai além de só ensinar a produzir.
“A intenção do Sistema Faemg/Senar Minas é fazer com que estes participantes levem o que aprenderam para casa e comecem a fazer para melhorar a renda familiar. Queremos que em 2020, durante esta Feira Gastronômica, que tenham estandes aqui vendendo linguiça e carne na lata, produtos que foram ensinados este ano”, comentou Júlio.
Nas 4 horas da Fabricação de Linguiça são ensinados desde a desossa, para aproveitamento completo da carne, como preparar, temperar e fazer a linguiça, que pode ser: tradicional, com queijo, pimenta, jiló, cheiro verde, tomate seco e mista.
Já na Carne na Lata, alimento muito usado quando ainda faltava energia nas propriedades e está voltando com tudo pelo resgate da cultura e sabor que o alimento tem, os participantes aprendem a forma de corte, tempero, cozimento e armazenamento ideal para se ter a verdadeira carne na lata.
Além de surpreender pela qualidade e paladar, os participantes descobrem que é possível aprender muito, em apenas 4 horas.
OPINIÃO DE QUEM COLOCOU A MÃO NA CARNE
“As horas passam rapidamente e são muitas informações que irão nos ajudar a aumentar o leque de alimentos produzidos na empresa onde trabalhamos, para encaminhar às escolas municipais. Foi muito divertido participar e aprender ao mesmo tempo. O instrutor é muito bom e conseguirei repassar as informações aprendidas aqui”
Alana Aparecida Rodrigues, auxiliar de açougueiro
“Faço parte da agricultura camponesa e eu e um colega viemos fazer as duas oficinas para multiplicarmos o que foi ensinado aqui no projeto que participamos e foi perfeito! São tantas informações, é tanta coisa boa que a gente está aprendendo que nem vimos o tempo passar, sem contar que ampliamos nosso conhecimento e amigos. Agora os participantes querem mais, querem fazer os cursos de 40 horas de embutidos e defumados do Senar Minas”
Ângela Maria Pires, pequena produtora rural de hortaliças agroecológicas
“Os cursos e oficinas do Senar são maravilhosos, muito bem organizados, que realmente te dá uma visão muito boa. A população deveria participar, para conhecer o que está comprando e o que está comendo. Durante a aula, o instrutor coloca as informações muito bem posicionadas e claras. Muita gente vai sair dessa oficina com conhecimento bem maior do que tinha”
Ricardo Goulart, consultor empresarial
“Os dois gostam de cozinhar e a gente tem interesse em aprender tudo que seja novo de culinária e gastronomia. Esta oficina foi diferente das aulas normais de culinária e, mesmo sabendo fazer o que foi ensinado, é bom ter uma visão de uma outra pessoa que trabalha com isso, que tem técnicas. Agora o nosso interesse é montar uma turma para fazer o curso de 40 horas, porque valeu a pena demais. Se tiver um ano que vem, a gente vem de novo”
Casal de participantes – Jordanne Botelho e Maick Rabelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.