Selecione o dia...

segunda-feira, 20 de maio de 2019

MULHERES DA VILA NIETZEL PARTICIPAM DE CURSO QUE ENSINA CONFECÇÃO DE VESTUÁRIO FEMININO - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

A Vila Neitzel é um povoado do município de Itueta, no Vale do Rio Doce. Com cerca de 2 mil residentes, sua formação se deu com a chegada de pomeranos que vieram ao Brasil à procura de emprego e melhores condições de vida no início do século passado. A busca por melhores condições permanece até hoje e, na última semana, dez mulheres da vila participaram do curso de Artesanato em Tecidos / Confecção do Vestuário Feminino.

O evento foi promovido pela Rede de Valorização de Itueta para o Desenvolvimento Autossustentável (Rede Vidas) em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas, entre os dias 13 e 17 de maio.




“As participantes aprenderam a preparar moldes, recortar o tecido, os componentes da máquina de costura, a costura das peças, o acabamento e tiveram, entre outros ensinamentos, noções de gestão, especialmente para aquelas que querem investir neste ofício”, explicou a instrutora, Jaqueline Ribeiro Reis Leal.

O mobilizador da Rede Vidas, Thiago Venturim Cremasco, destacou o objetivo das dez participantes. “Como elas moram na zona rural, elas estavam em busca de capacitação para fazerem suas próprias roupas e ainda poderem prestar serviço para outras pessoas da zona rural, como fonte de renda alternativa”.

Já a também mobilizadora, Sílvia Grobério, lembrou que na Vila Neitzel há uma associação que fabrica peças femininas. “Por isso, outro objetivo das participantes é estarem preparadas para quando surgir uma vaga na associação elas possam estar qualificadas e preparadas para ocupar uma vaga”.

De acordo com a instrutora Jaqueline, a atividade de Promoção Social pode ser uma alternativa para as participantes. “O objetivo é oferecer também crescimento social para as famílias das participantes que são produtores e trabalhadores rurais. Além disso, o curso eleva a autoestima e dá satisfação social no meio em que as participantes estão inseridas”.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog