Selecione o dia...

segunda-feira, 20 de maio de 2019

SUCESSO NA COMUNIDADE DE FUNIL - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Ailson Teixeira Costa, produtor rural da Comunidade de Funil, zona rural da cidade de Comercinho, no Vale do Jequitinhonha e ex-aluno do curso de Olericultura do Sistema Faemg/Senar Minas é um dos exemplos que confirma que a agricultura é uma importante fonte de renda de muitas famílias brasileiras.

Há oito meses, quando Ailson concluiu o curso, começava a história de sucesso do produtor com sua plantação de quiabos. Ele disse que antes do treinamento, era apenas uma pequena horta para o consumo familiar, mas que durante as aulas apropriadas de olericultura, ele despertou para a atividade.




“Entendi que para produzir era preciso ter conhecimento e saber aplicar as técnicas, o que foi ensinado com muita clareza e propriedade pelo instrutor” afirmou o produtor.

O sucesso é registrado nos números comercializados. São cerca de 80 pacotes de quiabos por semana, sendo que cada pacote tem duas dúzias de gombôs e custa R$3,00. “É um complemento significante na renda familiar” destacou Ailson, que é funcionário da Escola Família Agrícola de Comercinho, pai de dois filhos estudantes e marido da dona de casa Luzia Teixeira Neres.

Ainda de acordo com Ailson, a escolha pelo quiabo foi devido à planta ser tolerável ao clima quente e, sobretudo, ser um legume de boa aceitação no comércio local.

Para Gilberto Cardoso dos Santos, que ministrou o curso de olericultura, é gratificante e honroso receber o “feedback” de sucesso da plantação de quiabos de seu ex-aluno. “Fico extremamente satisfeito em saber que o nosso trabalho embasado na metodologia Senar Minas possa promover mudanças no comportamento, na condição financeira, na forma de ver e encarar desafios, mudando realidades, principalmente em comunidades do Vale do Jequitinhonha” ressaltou Gilberto. 

O curso de Olericultura foi resultado da parceria do Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Medina.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog