Fonte: Faemg
Eventos voltados para as necessidades do mercado de trabalho e para as necessidades da população rural é apenas uma das diretrizes do Sistema Faemg/Senar Minas na promoção de cursos de capacitação e qualificação. Um desses eventos é o curso de Derriçadora que visa justamente suprir as necessidades de um mercado cada vez mais competitivo.
Para investir na qualificação dos trabalhadores e produtores rurais de São Domingos das Dores, no Vale do rio Doce, um curso de Derriçadora foi promovido entre os dias 16 e 18 de maio.
A realização foi do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Domingos das Dores em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas.
“Este é um curso muito importante para a nossa região, especialmente na colheita do café. Todos os participantes acharam o curso superinteressante, especialmente por abordar a questão da operação, manutenção do equipamento e da segurança que cada um deve ter ao utilizar a derriçadora, por meio dos EPI’s [Equipamentos de Proteção Individual]. Agora eles garantem que têm conhecimento necessário para obter o melhor desempenho na atividade”, garantiu o mobilizador, João Paulo Neves.
Foto de arquivo
O conteúdo do curso traz informações de como utilizar corretamente os EPI’s, as formas de trabalhar com a derriçadora na lavoura, como identificar as peças da máquina, entender seu funcionamento, como lubrificar e dar manutenção correta; e também foi ressaltada a questão da segurança no trabalho para evitar acidentes. O treinamento contou com aulas teóricas e práticas.
“O principal objetivo desse curso é capacitar o produtor rural para que ele mesmo faça a manutenção no equipamento de forma correta, fazendo com que ele ganhe tempo e, consequentemente, dinheiro durante. Às vezes, pequenos defeitos fazem com que o produtor pare por um ou dois dias com a colheita, porque não tem conhecimento da manutenção do equipamento”, destacou o instrutor, Marcelo Lucca Silva.
O instrutor lembrou ainda da importância da qualificação e da obtenção do certificado do Senar Minas, que é de grande utilidade no mercado de trabalho. “Muitos produtores buscam por emprego, mas uma exigência que vem sendo feita pelos empregadores é ter o certificado do Senar Minas que tem ISSO 9001 de certificação e é reconhecido pelo MEC [Ministério da Educação]. Automaticamente esse certificado é reconhecido em qualquer parte do Brasil e do mundo. Então, a pessoa que é qualificada em um curso do Senar está apta para trabalhar nas mais diversas funções que o Senar oferece em mais de 300 cursos, entre eles, o de Derriçadora”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.