Clique na imagem para ver o vídeo
Olá, aqui é a Patricia , seja bem vindo,
vídeo feito dia 23 e 25 de novembro 2018.
Mesma área que há vídeo no canal com adubação _ verde ervilhaca, aplicação de calcário e milheto.
Sistema adotado nos últimos 3 anos é a retirada do tabaco, logo após o plantio de alguma adubação verde rápida de verão, no caso o milheto ( rápido e desenvolvimento até satisfatório em solo degradado), no Outono cultivamos a ervilhaca, em agosto fazemos o camalhao com a ervilhaca incorporada. Após 40 dias ela já está a liberar o nitrogênio para o solo, além de outros benefícios como manter terra fofa(solta), atraí insetos benéficos que combatem inúmeras pragas, entre muitos outros benefícios.
Está área de terra é arrendada, por esse motivo é feita a rotação de cultura visando obter mais rendimentos para cobrir os gastos com insumos, arrendamento e ainda ter lucro.
Na minha visão uma terra que recebe investimentos em adubação verde gera renda maior.
Pra quem tiver oportunidade de fazer pousio melhor ainda, os benefícios são ainda maior.
Há todos os vídeos do manejo adotado nessa área em uma playlist aqui no canal.
Fazer melhoramento de solo, obter resultados não é tão rápido, isso é gradativo e deve-se ter paciência.
Já é hora do agricultor fazer as contas de seus lucros e investimentos, gastos e dívidas.
Nossa lavoura pequena ou grande deve ser tratada como uma empresa.
Devemos ter anotado oque gastamos, o que é investimento a curto, médio e longo prazo.
Assim que o agricultor pegar o hábito e perder o medo de fazer a matemática de seus gastos e ganhos, seu presente e futuro será de resultados satisfatórios.
Ao longo dos anos tenho percebido uma grande resistência, diga-se auto sabotagem do próprio agricultor em prestar mais atenção as finanças de sua casa/lavoura, isso é comum até mesmo com quem não é agricultor, mas temos que mudar isso, não nos foi ensinado na escola a lidar com o dinheiro, isso deveria ser ensinado desde de que as crianças entende-se o que é uma moeda. Façamos então o que podemos e comecemos hoje, agora a gostar do nosso tão valoroso dinheiro e passemos a prestar atenção onde está, onde vai? Quais pontos pode-se melhorar… Enfim, que sejamos sábios e aplicados.
Fonte: Agricultura na Prática
https://agrosoft.org.br/2019/02/19/como-eu-aumentei-meus-rendimentos-com-o-fumo-tabaco/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.