Selecione o dia...

terça-feira, 9 de abril de 2019

SANEAMENTO BÁSICO RURAL É TEMA DE CURSO HOJE E AMANHÃ - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Nesta terça e quarta-feira, técnicos, extensionistas, gestores públicos e agentes multiplicadores estarão na Embrapa Suínos e Aves para discutir Saneamento Básico Rural e conhecer algumas tecnologias que a Embrapa desenvolveu nesta área, como a Fossa Séptica Biodigestora.

O curso, coordenado pela Embrapa Instrumentação, de São Carlos/SP, está sendo realizado por meio de um convênio com a Fundação Banco do Brasil e prevê a realização de seis capacitações de agentes multiplicadores em tecnologias sociais de saneamento básico rural nas cinco regiões do País, sendo duas no Sudeste.

Seis Fossas Sépticas Biodigestoras estão sendo instaladas como unidades demonstrativas e como referências regionais.

A execução teve início em setembro de 2018 e já beneficiou dois municípios, Joaíma, no Vale do Jequitinhonha (MG), e Cidade de Goiás (GO). São Carlos (SP) é o terceiro município onde o projeto está sendo executado. Boa Vista (RR), Crato (CE) e Concórdia (SC) serão os próximos a receber unidades demonstrativas da tecnologia. “Em Santa Catarina é primeira vez que promovemos uma capacitação sobre Saneamento Básico Rural em Santa Catarina, pois é um Estado que não temos registros formais de Fossas Sépticas Biodigestoras instaladas. Acreditamos ser em função do clima frio, mas a expectativa é que após esse curso a situação se altere”, comentou o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva.

A parceria e realização deste curso em concórdia, junto com a Embrapa Suínos e Aves, se deu em razão, de acordo com o pesquisador Wilson, pela experiência da Unidade com biodigestores, o que pode alavancar o trabalho no tema em Santa Catarina. Nesta etapa do curso, além da Unidade da Embrapa, são parceiros a Emater/RS, o Comitê do Rio Jacutinga, o Consórcio Lambari e a Epagri.

A proposta do curso é a de disseminar a aplicabilidade da Fossa Séptica Biodigestora no território brasileiro. Isso envolve o apoio de mais seis unidades da Embrapa, organizações não governamentais, associações de produtores rurais e empresas de assistência técnica. O projeto será executado num prazo de três anos e está no âmbito do Programa Trabalho Cidadania da FBB, destinado a contribuir para melhoria das condições de vida das comunidades rurais e proteção ao meio ambiente.

Sobre o sanemamento básico rural – O Brasil possui aproximadamente 31 milhões de habitantes morando na área rural e comunidades isoladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – PNAD 2013). Desta população, somente 22% tem acesso a serviços adequados de saneamento básico e a realidade aponta que ainda existem quase 5 milhões de brasileiros que não possuem banheiro, ou seja, defecam ao ar livre. Portanto, cerca de 24 milhões de brasileiros ainda sofrem com o problema crônico e grave da falta de saneamento básico.

Mais informações na página especial sobre o tema (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog