Fonte: Faemg
Representantes do Sistema Faemg/Senar Minas, da Usina Cerradão e da Aprovale estiveram presentes no auditório do CIAP (Centro Integrado de Apoio ao Produtor Rural de Frutal) para receber os alunos da quarta turma de jovens aprendizes da Usina Cerradão.
O Sindicato Rural de Frutal mais uma vez é parceiro do Programa de Aprendizagem Rural promovido pelo Sistema Faemg/Senar Minas, que fornece conhecimento aos jovens e ajuda a inserir mão de obra qualificada no mercado de trabalho.
“Foi uma manhã em que vivemos momentos muito gratificantes, porque quando temos a oportunidade de investir e apoiar a educação, principalmente ao jovem, que tem sua personalidade praticamente formada e está buscando seus caminhos profissionais, é muito bacana poder vivenciar este momento.
Vemos no olhar de cada um deles esperança e vontade. Isso realmente é magnífico”, disse o presidente do Sindicato, Nivaldo Pacheco de Morais, que compôs a mesa de honra e fez um discurso de boas-vindas aos 48 alunos.
“O Sistema Faemg/Senar Minas é nosso braço direito forte para a educação profissional no setor e nós também estamos aqui fazendo nossa parte. A Usina Cerradão, que novamente abre espaço para o programa, merece todo nosso aplauso. Nós, produtores rurais, temos nossa consciência de que todos nós devemos colaborar com a educação e o Sindicato faz isso com toda a boa vontade”, prosseguiu o presidente.
A usina está iniciando os trabalhos com uma turma de 48 alunos divididos em duas turmas, entre os turnos matutino e vespertino. Há um período de curso teórico, somado a alguns momentos de aula prática.
Período de curso dentro da empresa
“Após o período de preparação, em novembro, eles irão para as dependências da usina, atuando diretamente nos setores e conhecendo o meio organizacional. Para nós é um momento muito importante, quando estamos preparando estes jovens para o mercado de trabalho e também para a usina”, explica Laila Peres, coordenadora de Recursos Humanos da Usina Cerradão.
Segundo a coordenadora, os alunos que mais se destacarem nos aspectos teóricos, práticos e comportamentais participarão por um processo seletivo e poderão ingressar de vez no grupo de trabalho. “Atualmente há funcionários que também passaram pelo Programa Jovem Aprendiz e têm desempenhado um ótimo trabalho, isso é muito recompensador”, lembra ela.
“Vemos que vários dos jovens acabam ingressando na própria usina, outros tantos vão para outras usinas e demais empresas. O importante é que este curso é uma oportunidade para que eles abram a consciência e desenvolvam aptidão ao trabalho. Este aprendizado é fundamental, é um misto de escola e trabalho tendo como objetivo a formação para o primeiro emprego. A adaptação do ambiente escolar para o profissional é fundamental para a formação de qualquer pessoa”, enfatizou Nivaldo, ainda no dia da aula inaugural, quando os alunos receberam instruções da Assessoria Pedagógica do Senar Minas e assinaram contrato com a usina.
O pioneirismo de Frutal com os jovens aprendizes
A parceria entre Sindicato Rural de Frutal, Sistema Faemg/Senar Minas e Usina Cerradão tem se consolidado nos últimos anos. Flávio Henrique Silveira, gerente da regional de Uberaba do Senar Minas, conta que já é a quarta turma que o Senar Minas é convidado pela Usina Cerradão para ser a entidade qualificadora dos jovens aprendizes.
“A responsabilidade aumenta, porque cada novo convite é a reafirmação de que o programa tem sido conduzido com qualidade. A Usina Cerradão abrigou a primeira turma de jovens aprendizes do Sistema Faemg/Senar Minas, quatro anos atrás. Hoje temos 25 turmas em nossa programação em todo o estado”, destaca.
Flávio conta que em outras localidades a implantação do programa tem representado uma quebra de paradigma, porque as empresas antes entendiam a adesão ao programa como uma obrigação. “Ao longo do programa, elas percebem a qualidade apresentada pelos jovens, que passam a ser vistos como potenciais bons funcionários. Isso gera até disputa por contratações no mercado.”
Novidade à vista: assistência técnica gratuita aos produtores de abacaxi
O Sistema Faemg/Senar Minas também oferece outras atividades, como capacitação de mão de obra rural. Inclusive, a partir do segundo semestre dará início ao serviço de assistência técnica em Frutal. Portanto, o produtor que tiver o interesse de contar com assistência técnica na fruticultura, especificamente no cultivo de abacaxi, pode procurar o Sindicato Rural para mais informações. O Senar Minas iniciará um programa de assistência técnica sistemática para os produtores, com duração de dois anos, de forma gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.