Selecione o dia...

quinta-feira, 25 de abril de 2019

SOJA PLUS: PRODUTORES DO TRIÂNGULO MINEIRO ADEREM AO PROGRAMA E SE CAPACITAM SOBRE A NR31 - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Produtores rurais de Ibiá, região do Triângulo Mineiro, aderiram ao Soja Plus, programa realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) em parceria com o Sistema FAEMG. O projeto tem o objetivo de melhorar de forma contínua a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais produtoras de soja por meio de planos de ações elaborados por equipes técnicas. A partir de agora 10 fazendas do município passam a ser atendidas pelo programa. 

As ações do Soja Plus começaram na semana passada.

Os produtores rurais que participam do programa acompanharam apresentação sobre como funciona a assistência e quais os resultados obtidos com o projeto. Ainda no mesmo dia, os participantes assistiram a uma aula de capacitação sobre a NR 31, norma regulatória que estabelece as regras para as condições de trabalho nas fazendas. 

Até sexta-feira (26), os produtores receberão em suas propriedades a equipe técnica do Soja Plus. Todas as propriedades serão sinalizadas com placas sobre segurança no trabalho e cada produtor receberá um relatório com sugestões de melhorias e orientações nos processos e instalações.  

Para Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da ABIOVE, com o treinamento, os ibiaenses ganham ferramenta importante. “A gestão da propriedade faz a diferença. No programa, eles recebem informações sobre legislações sociais, trabalhistas e ambientas. Queremos levá-los para o melhor caminho da produção”, explica.  

“O Sistema FAEMG por meio do SENAR em parceria com a ABIOVE  iniciaram a Soja Plus no município de Ibiá,  juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá, com o objetivo de  capacitar gratuitamente  os nosso produtores para uma melhor gestão  das suas fazendas,  estamos em  município que tem uma expressiva produção de grãos e a  soja  ocupa atualmente 40 mil hectares no município com uma produção média  de 3.600 Kg por hectares, então iniciamos a qualificação com 10 propriedades as  quais passaram pelo treinamento da NR 31 com  seus proprietários e gerentes onde tiveram um bom aproveitamento,  grande interesse e  participação”, comentou Lélio Lúcio Damásio, mobilizador de Ibiá.

O programa Soja Plus é desenvolvido em Minas Gerais há quatro anos e, até o fim de 2019, tem a expectativa de chegar a mais 48 propriedades rurais em Araxá, Paracatu, Uberlândia e Coromandel. 

Sobre o Soja Plus  

O Soja Plus se desenvolve nos principais estados sojicultores: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Trata-se de um programa de participação voluntária com ações de capacitação e oferta de materiais e assistência técnica gratuita para produtores.  
 
Desde 2011, houve assistência do Soja Plus em 2.147 fazendas. As propriedades inscritas no programa produzem 9,43 milhões de toneladas de soja, volume que representa cerca de 8 da produção brasileira da oleaginosa. Nesse período, o projeto investiu R$ 21 milhões diretamente nas fazendas.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog