Fonte: Embrapa
Alfredo Luiz e Lucimar de Abreu, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), com a participação do engenheiro agrônomo David Ferreira Júnior, especialista em redes de produção e comercialização de produtos agrícolas e agroecológicos, irão coordenar uma mesa no “IV Fórum Temático de Redes Organizacionais”, que acontecerá na PUC Campinas, em 5 de junho. Foi escolhido para esta edição o tema “Sustentabilidade e as Redes”.
A mesa coordenada pelos pesquisadores tratará de “Redes alternativas e sustentáveis de produção e consumo de alimentos”.
Conforme Lucimar, “a proposta é discutir redes alternativas de comercialização de produtos agroecológicos e novas relações de produção-consumo em curso no país, mostrando como a organização em redes de produtores e consumidores de alimentos, especialmente orgânicos ou agroecológicos, agrega valores econômicos, culturais e de segurança alimentar aos produtos e contribui para sua sustentabilidade.
“Além disso, continua a pesquisadora, serão apontadas características de arranjos produtivos locais e aspectos logísticos de produção, distribuição e consumo que são especialmente importantes para produtos alimentícios frescos e regionais”.
Conhecidos também como circuitos curtos de comercialização, esses sistemas alternativos são diversificados e dinâmicos, oferecem uma opção social, econômica e ambiental para a agricultura familiar e fortalecem os mercados locais, religando produtores e consumidores.
Para Alfredo, “o desafio de aumentar e diversificar a participação desses produtos no mercado, sem perder as características associadas à agricultura familiar, valores culturais e éticos na produção”, deverá orientar o debate, que também abordará a importância de políticas e pesquisas públicas voltadas para esse segmento.
As inscrições são gratuitas e ainda se encontram abertas.
O site do evento é o https://www.even3.com.br/ivforumredes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.