Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de maio de 2019

TRABALHADORES DE BURITIZEIRO SÃO CAPACITADOS PARA OPERAR FELLER BUNCHER - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

O Sistema Faemg/Senar Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pirapora, realizou uma capacitação de trabalhadores da empresa Rima para operação da Feller Buncher, uma colheitadeira que tem o objetivo de substituir os trabalhos manuais na derrubada de árvores oriundas de florestas certificadas nas propriedades rurais.

O treinamento, realizado entre os dias 20 e 24 de maio, contou com uma carga horária de 40 horas/aulas e foi ministrado pelo engenheiro de produção e instrutor, Ilvânio Guedes.




Seis funcionários da empresa foram capacitados para o trabalho de colheita nas plantações de eucalipto. Segundo o instrutor, a mecanização do setor florestal é crescente na região, e a cada dia cresce também a demanda pelos produtos de origem florestal no país. “Isso contribuiu para uma mecanização intensiva do setor”, disse.

Devido à introdução de tratores florestais na colheita para o corte e extração da madeira, houve muitas mudanças e a necessidade de maior capacitação dos operadores para o uso das máquinas, pois os investimentos são muito altos. Uma Feller Buncher, por exemplo, chega a custar cerca de 2 milhões de reais.

Conforme Ilvânio, as máquinas oferecem conforto e segurança aos operadores, reduzindo o desgaste físico, além de protegê-los do sol, chuva, poeira. “Elas também possuem estruturas com proteção especial contra tombamento. Mas é preciso perícia para operá-las e os cursos do Senar Minas têm esse objetivo”, explicou. Valfrânio Lafetá é um dos operadores da Feller Buncher capacitado no curso. Ele trabalha com a máquina, mas não tinha certificação, o que é uma exigência do Ministério do Trabalho. “Estou muito feliz e agradeço ao Senar Minas pela oportunidade. Agora, eu sinto ainda mais capacitado e pronto para novos desafios”, disse.

De acordo com o instrutor, o trabalho do Sistema Faemg/Senar Minas vem de encontro ao aumento da demanda por treinamento e capacitação dos operadores. “Nós visamos sua qualificação para o uso correto do equipamento e acessórios, preservando a integridade física do trabalhador e contribuindo para a redução dos índices de acidentes”, concluiu.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog