Selecione o dia...

sexta-feira, 24 de maio de 2019

ARTIGO ANALISA TIPOS DE INOVAÇÃO SOCIAL - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Os pesquisadores Andreia de Bem Machado da Uniasselvi, Brusque e Via do Conhecimento/Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC) e Lauro Pereira da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) trabalharam em um artigo onde estudam a concepção e alguns tipos de inovação social (veja em www.ecodebate.com.br/2019/05/13/concepcao-e-alguns-tipos-de-inovacao-social-por-andreia-de-bem-machado-e-lauro-charlet-pereira/)

O conhecimento que gera inovação em produtos ou serviços é aquele relacionado a contextos, é um conhecimento situado e aplicável, que gera soluções, resolve problemas e, quando incorporado a um produto ou um serviço, altera, modifica, gera utilidade e valor.




Assim o processo de inovação é um processo interativo, que ocorre com o auxílio de vários agentes que possuem diferentes tipos de informação e conhecimento.

De acordo com os pesquisadores, “a inovação pode estar ligada à tecnologia e ser atrelada às questões sociais – inovação social, e sobre a sua definição, alguns conceitos são muito específicos e não incluem muitos exemplos, especialmente aqueles que vêm do mercado”. Outros são tão abrangentes que incluem exemplos de projetos e organizações que não são particularmente inovadores (embora eles entreguem benefícios para as comunidades que servem).

Ao contrário dos termos de empreendedorismo social, a inovação social transcende setores, níveis de análise e métodos para descobrir os processos – as estratégias, táticas e teorias da mudança – que produzem impactos duradouros, além de resolverem desafios sociais, culturais, econômicos e ambientais existentes.

A inovação social serve para ajudar a resolver problemas sociais. Como exemplos, os autores destacam o microcrédito, como feito pelo Banco Grameeen: em 1976 fazia empréstimos de microcrédito para as pessoas pobres, sem condições de oferecer garantias, para ajudar pessoas de baixa renda a estabelecer negócios lucrativos. O exemplo mais significativo da inovação social organizado pelo setor corporativo é “Projeto Shakti” da Unilever, que apoia as pessoas no segmento de menor renda na Índia. Citam também outro exemplo sobre a temática que é The Big Issue, que consiste em empreendimento que visa proporcionar renda legítima para algumas pessoas mais vulneráveis da sociedade por meio de subsídios para a venda de jornais impressos. Outro modelo sobre a temática são os Alcoólicos Anônimos, grupo que surgiu em 1935 em Akron, EUA, com o propósito de ajudar as pessoas viciadas em álcool. Além desses exemplos, os autores também citam a Universidade em ação que tem o propósito de atender a grande quantidade de indivíduos excluídos socialmente.

Artigo em https://www.ecodebate.com.br/2019/05/13/concepcao-e-alguns-tipos-de-inovacao-social-por-andreia-de-bem-machado-e-lauro-charlet-pereira/



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog