Fonte: Faemg
Compartilhar experiências, reunir com os presidentes, conhecer os projetos em desenvolvimento e casos de sucesso que tiveram apoio do Senar Minas e falar dos projetos e novos rumos do Sistema Faemg e do agro, foram alguns dos objetivos do superintendente Christiano Nascif durante visita programada em dois dias a Sete Lagoas e Itabira, quando conversou com os presidentes dos sindicatos dos produtores rurais atendidos pela regional.
No encontro, o superintendente, acompanhado da gerente regional do escritório do Senar em Sete Lagoas, Ciane Pereira, e os coordenadores da Promoção Social José Belas Gonçalves e de Formação Profissional Rural, Luiz Ronilson Araújo, falaram também sobre mudanças previstas em alguns treinamentos e novos programas, cada vez mais focados nos resultados em prol da qualidade de vida e geração de renda no campo.
O novo momento do agro e a necessidade dos sindicatos se reinventarem para sobreviver após o fim da obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical também foram assuntos da pauta.
“Há uma necessidade plena e urgente de mudança de postura, de comportamento, de atitude. As transformações já estão acontecendo. Os que permanecerão são os que mudarem sua forma de trabalhar. Nosso papel é, também, orientá-los quanto a isso. Acredito que pelos comentários durante e após a reunião, os encontros foram positivos. Espero que eles absorvam ao máximo e embarquem nessa nova onda do sindicalismo”, comentou Nascif.
Cleber Mário Borges, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jequitibá, elogiou a postura e ações da nova diretoria. “O foco do trabalho está mais claro e direto: a real necessidade do campo, com estratégias pontuais. Vejo que hoje temos a proposta de não só criar renda no campo mas acompanhar os resultados obtidos a partir dos cursos e treinamentos do Senar que os produtores e trabalhadores se inscreverem. Na minha região temos um trabalho significativo junto à entidade no desenvolvimento da avicultura, cachaça e leite e a reunião foi importante porque nos atentou para maior atenção e fortalecimento das potencialidade de cada sindicato”, contou o presidente que, atualmente, atende cerca de 25 comunidades.
“Os cursos do Senar são o carro chefe de tudo que a gente faz aqui”, contou Jadir Rabelo, presidente do Sindicato de Sete Lagoas, agradecido pelo apoio que recebe do Senar e ciente dos impactos dos novos tempos e dos desafios pela frente.
Marcaram presença os presidentes dos sindicatos de dos seguintes municípios: Sete Lagoas, Jequitibá, Taquaraçu de Minas, Pedro Leopoldo, Corinto, Pompéu, Jaboticatubas, Pará de Minas, Martinho Campos, Brumadinho, Itabira, Marliéria, Serro, Sabinópolis, Fundação Oswaldo Pimenta, Ferros, Antônio Dias, Santa Maria de Itabira e Bom Jesus do Amparo. Representantes e parceiros do Senar como Emater, secretaria da prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, Associação de Passabém, secretaria de Agricultura de Itabira e São Sebastião do Rio Preto também estiveram presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.