Selecione o dia...

sexta-feira, 24 de maio de 2019

PRODUTORES DO ATEG NO SUL DE MINAS APRENDEM TÉCNICAS DE DEGUSTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CAFÉ - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Um grupo de produtores da cidade de Conceição das Pedras, que faz parte do Programa Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o café e como fazer uma boa degustação e classificação do grão.

Segundo o técnico do programa, Rodrigo Doval, o curso de degustação vem em um momento importante pelos baixos preços que o café commoditie se encontra e a dificuldade da cafeicultura atual. Com o curso, os produtores de Conceição das Pedras têm a possibilidade de fazer um diagnóstico da qualidade dos cafés produzidos pelo grupo e observar o potencial de qualidade e de melhores preços, caso a qualidade seja alcançada.

“Assim podemos trabalhar com eles durante as visitas os processos de manejo pós-colheita, que possam aprimorar para buscar produzir cafés especiais e colocar micro-lotes da safra atual em concursos, proporcionando melhores possibilidades de comercialização e geração de renda extra a esses produtores atendidos pelo programa”, explica o técnico.

Como parte do conteúdo aplicado, os alunos conheceram um pouco de mercado, comercialização, classificação do café por característica do tipo (catação e contagem dos defeitos para análise de tipo e catação porcentagem de defeitos); classificação do café pelos indicadores de qualidade (aspecto, uniformidade da secagem, cor, origem, safra agrícola e comercial, peneiras e teor de umidade); classificação por característica da bebida (torra de amostras, etapas da moagem, infusão e degustação, catação e contagem dos defeitos para análise, tipo e catação, porcentagem de defeitos).




O curso é composto por aulas práticas e teóricas.

O aluno e atendido do ATeG, Reginaldo Alves Ferreira, é proprietário do Sítio Boa Esperança, e diz estar satisfeito com o que aprendeu. “Aprendizado que irei carregar para vida toda e vou aprimorar no terreiro, na lavoura”. Os produtores e participantes, Maria Aparecida Rodrigues Silva e Benedito Carlos da Silva, proprietário do Sítio Santo Antônio, também aprenderam muito. “Vai ajudar no nosso dia a dia a escolher melhor o café. O curso trouxe para gente conhecimento para produzir um café melhor. E buscar conhecimento é fundamental para uma melhor produção e comercialização”.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog