Selecione o dia...

segunda-feira, 13 de maio de 2019

PRODUTORAS RURAIS DE LAGAMAR APRIMORAM PRODUÇÃO DE DERIVADOS DO LEITE EM TREINAMENTO DO SENAR MINAS - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Doze produtoras rurais de Lagamar, no noroeste mineiro, estão comemorando o aprendizado durante o treinamento em Fabricação de Latícinios e Afins, ofertado pelo Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

O treinamento foi realizado na cozinha do Rotary Club de Lagamar, durante cinco dias.  As participantes aprenderam a fazer diferentes tipos de queijos, como frescal, mussarela, cabacinha, trança, ricota, requeijão e ainda doce de leite e iogurte.

“Todos os produtos são feitos de acordo com as Boas Práticas de Fabricação, no que diz respeito à análise, qualidade e medição do leite, limpeza e sanitização do local e vasilhames utilizados, higiene e saúde dos manipuladores, qualidade da água e dos ingredientes, embalagens, rotulagens e ainda custos de produção”, detalha a instrutora do treinamento, Márcia Ferreira.

Salequex de Almeida conta, aliviada, que, após o treinamento, parou de desperdiçar o leite produzido na fazenda. “Meu marido ficava bravo comigo, eu tentava fazer os queijos e não dava certo, acabava jogando leite fora. Agora estou profissional, estou fazendo o queijo frescal tradicional e o temperado e não está sobrando nenhum, graças a Deus. Também estou fazendo doce de leite e iogurte por encomenda. Meu negócio está crescendo e já está dando para ganhar um dinheirinho”, diz aos risos.

Teresinha de Freitas é outra participante do treinamento que está feliz da vida. Ela, que é feirante em Lagamar, está ampliando a variedade de produtos agora. “Eu só fazia o nosso tradicional queijo minas, mas agora estou fazendo frescal e mussarela e, além disso, o doce de leite e o iogurte. Os clientes estão aprovando”, conta empolgada.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Lagamar, Núbia Simão, que organiza os cursos e treinamentos do Sistema Faemg/Senar Minas na cidade, diz que as ações têm feito muita diferença na vida das pessoas. “Vivemos em uma região com poucas oportunidades de emprego, a maioria da população vive da produção de leite, só que nem sempre vender para as cooperativas é o melhor negócio, por isso este treinamento foi tão importante para essas 12 famílias”.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog