Selecione o dia...

terça-feira, 14 de maio de 2019

UNIDADES DA EMBRAPA PASSAM A ESCOLHER NOVAS CHEFIAS - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Em Pelotas, as inscrições para primeiro ciclo seletivo se encerram dia 21 de maio

    A Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) está vivendo o primeiro ciclo da etapa de processo de seleção para nova administração da Empresa localmente. No momento este processo de seleção de chefes acontece em mais seis unidades de pesquisa no país, compreendendo três ciclos, com duração de cerca de 30 dias cada um. O atual chefe-geral da Unidade de pesquisas é Clenio Nailto Pillon, que está no cargo desde novembro de 2011.

Até o final de 2020, 23 unidades de pesquisa da Embrapa estarão sob nova administração.

    Em dezembro do ano passado, quando da visita do diretor-presidente da Empresa, Sebastião Barbosa, foi anunciada a necessidade de dar início às substituições de Chefias das Unidades de pesquisa em todo o país. Entre elas, estava a Embrapa Clima Temperado. A Empresa nos dois últimos anos vem passando por várias transformações organizacionais e administrativas e o processo de seleção é uma forma também de renovação e fortalecimento da programação de pesquisa.

Como é o processo seletivo

    É exclusivo para empregados do quadro efetivo da Embrapa que possuam cargo de nível superior e, no mínimo, habilitação concluída em mestrado. Os candidatos apresentam três cartas de recomendação e comprovantes de sua trajetória tecnico-científica, experiência gerencial e em Ciência e Tecnologia, dentre outras como  domínio do idioma inglês, formação acadêmica/titulação, proposta de trabalho, além de declaração de antecedentes criminal e improbidade administrativa.

    O processo seletivo possui três etapas: 1) Recrutamento, inscrição, análise documental e homologação da candidatura;  2) Avaliação da habilitação e indicação dos candidatos melhores classificados; e 3) Entrevista com a Diretoria e designação do novo chefe-geral pelo presidente.

    Todo o processo seletivo é conduzido pela chefia de gabinete da Presidência, contando com o apoio, durante o processo, da Gerência de Gestão de Pessoas, da Coordenadoria de Gestão Interna e de Apoio aos Colegiados e dos Comitês de Avaliação e Seleção (CAS), compostos por empregados da Embrapa e representantes externos do meio acadêmico, de instituições de pesquisa e da iniciativa privada.
    No momento estão abertas as inscrições para a Embrapa Clima Temperado, as quais se encerram no próximo dia 21 de maio, pois o primeiro ciclo do processo seletivo foi aberto em 22 de abril.

Novidades neste processo

    O prazo foi reduzido de 180 para 120 dias para a realização de todo o processo seletivo de substituição de Chefias, além de considerar a experiência em gestão fora da Embrapa. Para adequação à Lei das Estatais, o mandato, que era de 3 anos, prorrogáveis por mais três, condicionado à avaliação de desempenho do Chefe-Geral ou Gerente Geral, passa a ser de dois anos, prorrogável por até duas vezes, mantido o limite máximo de seis anos de mandato.

Unidades em processo de seleção de Chefia

    Estão em andamento os processos para seleção na Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Nesta segunda-feira, 13 de maio, abriram os editais para escolha de novos chefes na Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Hortaliças e Embrapa Pecuária Sul. E em junho, a partir do dia 17, será a vez da abertura do processo seletivo na Embrapa Algodão, Embrapa Cerrados, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Soja.
 

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog