Fonte: Faemg
Produtores e trabalhadores rurais de Montezuma e Vargem Grande do Rio Pardo receberam, entre os dias 22 e 27 de abril, o curso de Formação Profissional Rural de Soldador ao Arco Elétrico – Eletrodo Revestido. A capacitação foi realizada pelo Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores de Tábuas e teve o objetivo de formar soldadores para atender o mercado local. Estes foram os primeiros cursos de soldador realizado pelo Senar Minas na região.
As orientações foram repassadas pelo instrutor Geraldo Adalberto Cordeiro Gandra.
Ele ensinou competências aos alunos para o corte e preparo de material, solda pelo processo eletrodo revestido, controle de qualidade do cordão de solda, dentre outras orientações obedecendo as Normas Regulamentadoras: NR-18.11, NR-34.5 e NR-12.
Marcos Paulo Cardoso Pardim, morador da Comunidade de Cercado em Montezuma, foi um dos alunos do curso. Segundo ele, a região tem muita demanda de serviços nesta área e poucos profissionais qualificados. Agora que aprendeu as técnicas de soldagem vai poder trabalhar na área. “Agradeço muito ao Senar Minas e a Associação de Tabuas por terem me proporcionado essa possibilidade”, disse.
Além das técnicas especificas de solda, também receberam orientações sobre legislação, noções de segurança no trabalho, principalmente a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, como avental de raspa de couro, óculos transparentes, máscara de solda, luvas, mangote e perneira. Ao todo, 16 produtores foram atendidos com o treinamento.
Mercado de trabalho
Atualmente, um Soldador ganha, em média, R$ 2.122,98 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 44horassemanais de acordo com o CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).Com um cenário amplo e várias áreas de atuação, o profissional qualificado pode trabalhar em um campo diversificado. Essa é uma das razões pelas quais a profissão de soldador vem ganhando espaço. A remuneração de um profissional qualificado pode chegar, em média, a R$ 4.480,00, dependendo do setor de atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.