Selecione o dia...

sexta-feira, 10 de maio de 2019

PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE SERÃO TEMAS DE SEMINÁRIO DA 12ª SIT - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com foco no componente pecuário e no meio ambiente é o tema do seminário que acontecerá dia 21 de maio, durante a 12ª Semana de Integração Tecnológica, na Embrapa Milho e Sorgo.

O sistema é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área. Pode ser feito em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado. Assim, promove uma cooperação entre os componentes do agrossistema e favorece o meio ambiente e o bem-estar dos animais e contempla quatro modalidades de sistemas: Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Lavoura-Pecuária (ILP),  Pecuária-Floresta (IPF) e Lavoura-Floresta (ILF).

O coordenador do seminário, Sinval Resende Lopes ressalata que o ILP contribui para diversificar as alternativas de renda na propriedade, favorecendo tanto a produção de silagem de qualidade quanto a formação e renovação da pastagem.

“Além disso, promove a segurança alimentar, pois agrega diferentes meios de produção (vegetal e animal), proporcionando aumento no indicador saúde ambiental e pessoal, pela redução da emissão de poluentes atmosféricos e hídricos”, comenta.

Serão apresentadas as seguintes palestras: “Cultivares e desempenho de pastagens em sistemas ILPF”; “O sistema ILPF pode melhorar o bem-estar dos animais?”;  “Sistema ILPF na produção de Carne Carbono Neutro”; “Depoimento de produtor de leite sobre a eficiência do sistema ILP na propriedade”.

À tarde, haverá um Dia de Campo, na Unidade de Referência Tecnológica e de Pesquisa e na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo. Serão quatro estações, com os temas: 1) “O sistema Integração Lavoura-Pecuária”; 2) “Desempenho animal no sistema ILP”; 3) “Cultivares e desempenho de pastagens” e 4) “Alternativas de consórcios no Sistema ILP”.

As inscrições são gratuitas, pelo site  http://www.sit2019.com.br/index.php?page=seminarios

A 12ª SIT acontecerá em Sete Lagoas-MG, de 20 a 24 de maio de 2019, com o tema “Bioeconomia na Agropecuária: do conhecimento à inovação”.

Serviço

Evento: 12ª SIT (Semana de Integração Tecnológica)

Seminário: Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com foco no componente florestal e no meio ambiente

Coordenadores: Marco Aurélio Noce e Sinval Resende Lopes

Palestrantes: Pesquisadores José Alexandre Agiova da Costa (Embrapa Caprinos e Ovinos); Rodrigo da Costa Gomes e Rosângela Maria Simeão (Embrapa Gado de Corte); Emerson Borghi, Miguel Marques Gontijo e Ramon Costa Alvarenga (Embrapa Milho e Sorgo); Alexandre Rossetto Garcia (Embrapa Pecuária Sudeste); José Augusto Lopes da Silva (Granja Santana); Débora Brito (Sicoob Credioeste) e Sinval Lopes (Embrapa Milho e Sorgo).

Data: 21/05/2019 (terça-feira)

Horário: das 08h30 às 17h00

Locais: Auditório Renato de Oliveira Coimbra e Vitrine de Tecnologias (ambos localizados na Embrapa Milho e Sorgo)

Vagas: 350

Site: www.sit2019.com.br/index.php

Mais informações: contato@sit2019.com.br

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog