Selecione o dia...

sexta-feira, 10 de maio de 2019

TECNOLOGIA VERDE E MÉTODOS DE RECOMPOSIÇÃO VEGETATIVA DO CERRADO SERÃO DESTAQUES NA AGROBRASÍLIA 2019 - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

A partir da próxima terça-feira (14) até o dia 18 de maio o público que visitar a AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados vai conhecer as últimas novidades em tecnologias sustentáveis da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Serão expostas durante a feira uma tecnologia verde para o controle de pragas que associa um extrato vegetal nematotóxico com um biofertilizante natural. Além disso, os visitantes poderão conferir in loco os resultados do método de recomposição da vegetação nativa do Cerrado desenvolvido pela Embrapa e aprender mais sobre técnicas de manejo para promover a regeneração natural da vegetação nativa

No dia 17 de maio, às 11h, o Chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia José Manuel Cabral irá proferir palestra sobre o tema “O papel das parcerias nas inovações da Embrapa”.

A palestra acontecerá no estande do Sebrae.

Tecnologia verde baseada na associação de extrato vegetal nematotóxico e biofertilizante

Baseada na associação de extrato vegetal nematotóxico e biofertilizante a tecnologia Embrapa-Carbom Brasil apresenta atividade nematicida superior a 97 contra o fitonematóide Meloidogyne incognita, também conhecido como Nematóide-das-galhas.  Este fitopatógeno provoca alterações na raiz da planta prejudicando significativamente a produção e acarretando prejuízos anuais estimados em milhões de dólares.

Essa tecnologia, de autoria dos  pesquisadores Thales Lima Rocha, Vera Lúcia Perussi Peloz, Dilson da Cunha Costa, João Batista Teixeira e do empresário Leandro Gai Anversa, foi testada em bioensaios conduzidos em casa de vegetação e diminuiu em 98 o número de ovos de M.incognita. Ela também foi validada a campo em duas diferentes áreas de cultivo de soja localizadas no Paraná e em Goiás, onde foi verificada a redução da densidade populacional de Meloidogyne incognita e Pratylenchus brachyurus. As culturas mais afetadas pelo Nematóide-das-galhas são o algodão, o café, o feijão, o milho, a cana-de-açúcar, entre outros.

Métodos de recomposição da vegetação nativa no Cerrado

Os métodos de recomposição da vegetação nativa são um assunto de grande interesse para proprietários rurais que desejam fazer uso produtivo de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). Pela legislação vigente, o produtor rural é obrigado a comprovar junto ao órgão ambiental que mantém o percentual exigido de vegetação nativa, a fim de que possa plantar sistemas agroflorestais com até 50 de espécies exóticas.

A Embrapa desenvolveu métodos de recomposição da vegetação nativa que vão desde o simples manejo da regeneração natural até o preparo da terra e plantio em alta densidade. Um dos métodos que será exposto é a Semeadura Direta, utilizada quando a área a ser restaurada tem baixo potencial de regeneração natural. A técnica pode ser empregada tanto para a restauração de florestas estacionais quanto para a recuperação de estratos arbóreos e rasteiros. Também serão apresentadas na exposição técnicas de monitoramento e manejo adaptativo e planejamento da paisagem rural.

Saiba mais sobre a AgroBrasília

A AgroBrasília integra o calendário dos grandes eventos do agronegócio brasileiro. Há 12 anos, a Feira Internacional dos Cerrados contribui para a aquisição de conhecimentos e para o aprendizado dos produtores e profissionais do setor, bem como para a economia da região, por meio da geração de negócios. A expectativa para esta edição é de uma movimentação de R$ 1,5 bilhão em negócios, superando o volume alcançado em 2018, que foi de R$ 1,1 bilhão.

Neste ano são esperados cerca de 120 mil visitantes no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado a 60 Km de Brasília. A Embrapa estará presente com estande e vitrine de tecnologias, além de palestras de pesquisadores em espaços de parceiros e dia de campo. Informações detalhadas sobre o evento (mapa de acesso, localização dos estandes, etc.) podem ser encontradas no site da feira, no link a seguir: http://www.agrobrasilia.com.br/

Serviço

O que: AgroBrasília 2019

Data: 14 a 18 de maio de 2019

Horário: 8h às 18h

Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado na BR 251 km 05, sentido Brasília – Unaí (MG)

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog