Fonte: Faemg
Cerca de 30 produtores, trabalhadores e moradores de comunidades e propriedades rurais de Brasília de Minas foram beneficiados com os cursos de aperfeiçoamento e qualificação de Operação e Manutenção de Retroescavadeira, em 2019. Os cursos foram realizados numa parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas, Sindicato dos Produtores Rurais, Prefeitura Municipal e Cooperativa dos Produtores Rurais do município.
Durante as aulas práticas, ministrado pelo agrônomo e instrutor do Senar Minas, José Eugênio da Silveira, foram apresentadas algumas tecnologias de conservação de água e construída uma barraginha para acumular água de chuva.
Ao longo dos anos, com o agravamento da seca no Norte de Minas, as barraginhas têm sido grandes aliadas dos produtores rurais, elas retêm as enxurradas e fazem a água da chuva infiltrar no solo, recarregando o lençol freático e, assim, ajudando a manutenção das pastagens e matar a sede dos animais.
José Eugênio explica que a tecnologia social, além de aumentar a disponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurradas, evita erosão. “As barraginhas ajudam a aproveitar de forma eficiente as chuvas irregulares da região”.
Segundo o instrutor, a maioria dos alunos do curso já é operador de trator agrícola de pneus. Mas eles tinham a necessidade de se capacitar para operar a retroescavadeira, já que a presença desta máquina está cada dia maior na região. “E por causa da demanda, foi preciso ensinar a operar a máquina de forma adequada e segura e com consciência ambiental”, disse.
A retroescavadeira é diferente de um trator comum. A máquina possui em sua frente uma pá e, na traseira, uma carregadeira, que é usada para escavar, carregar caminhões, nivelar terrenos, entre outras funções. Os operadores da máquina obrigatoriamente deverão ser capacitados e, periodicamente, atualizados quando estiverem no exercício da função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.