Fonte: Faemg
Da esquerda para a direita: José Maurício de Gois, instrutor; Luiz Carlos Carvalho, instrutor; Wanderley Freire, instrutor e Marília Saraiva, assistente técnica da Coordenadoria de FPR
O Sistema Faemg/Senar Minas possui um Programa de Formação por Competência, que é um programa de qualificação, mais extenso, que visa colocar a ação do profissional em vários nichos do mercado de trabalho.
Hoje aconteceu, na sede do Sistema Faemg, uma reunião com instrutores do Senar Minas para a elaboração de mais um programa de Formação por Competência, dessa vez para Mecanização de Grãos.
A princípio o programa contará com cinco a seis módulos, chegando a, aproximadamente, 500 horas/aulas e com quatro saídas independentes para o mercado de trabalho.
“Esse profissional vai poder aplicar as técnicas mais modernas dentro da operação e manutenção dos maquinários agrícolas usadas na cultura anual”, disse Marília Saraiva, Analista Técnica da Coordenadoria de FPR.
O conteúdo está sendo elaborado para valorizar a agricultura do Cerrado, para a mecanização da agricultura ciclo anual. O conteúdo de Formação por Competência na área é importante, pois a mão de obra não está sendo capacitada o suficiente, enquanto a tecnologia do maquinário avança.
“Os jovens e operadores do campo não estão tendo a oportunidade de ter acesso a esse aprendizado das novas tecnologias, então esse treinamento veio para agregar valor para que ele opere a máquina no sistema de agricultura ciclo anual” comentou o instrutor e engenheiro agrônomo, Luiz Carlos Carvalho.
Além disso, a legislação trabalhista exige certificação para a operação de máquinas agrícolas. O Programa também oferece esse certificado para que o produtor rural possa trabalhar legalmente diante do Ministério do Trabalho.
A demanda do Programa surgiu, pois, os equipamentos usados no Cerrado são diferentes dos usados em outras regiões, portanto, há a necessidade de um conteúdo que contemple, principalmente, a região das grandes culturas. Esse ano, o Sistema Faemg/Senar Minas já realizou cinco Programas de Formação por Competência na mecanização do café, com cerca de 70 dos participantes ingressando no mercado de trabalho logo em seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.