Selecione o dia...

terça-feira, 7 de maio de 2019

SABINÓPOLIS RECEBE GQC PELA PRIMEIRA VEZ COM EXPECTATIVAS POSITIVAS DOS PARTICIPANTES - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Uma mudança de cultura para ampliar a visão empresarial do produtor rural. Essa é a principal proposta apresentada no seminário de encerramento do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) promovido pelo Sistema Faemg/Senar Minas e realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Sabinópolis, com instrução de Bernardo Faria de Barros.

Ao todo, dez produtores e seus familiares iniciaram o programa na expectativa de buscar novas ferramentas para uma gestão rural mais efetiva, com foco na qualidade da atividade e maior planejamento, segundo o presidente do Sindicato que solicitou a demanda, Frank Mourão Barroso.“Se você não tem planilhas e não traça metas, não tem controle da atividade.

Sem planejamento o risco de fracassar é enorme. E fica difícil seguir porque a moeda propulsora do nosso trabalho é o lucro”, justificou um dos produtores que apresentou os resultados do trabalho na propriedade, Armando de Pinho Aguiar, elogiando a proposta do GQC.

“Levamos o GQC à Sabinópolis pela primeira vez e identificamos a oportunidade promover a mudança de cultura de produtor rural para empresário rural. Já na cerimônia, vários produtores de diversas atividades como bovinocultura de leite e de corte, cultivo de café orgânico e apicultura, comprometidos com melhores resultados, manifestaram interesse em participar da próxima turma que será ofertada ainda esse ano”, contou a gerente do escritório regional do Sistema Faemg/Senar Minas em Sete Lagoas, Ciane Pereira.

Segundo ela, um discurso que mais marcou o momento teve como mensagem principal a inserção da mulher na gestão da propriedade como resultado do programa. Da turma presente em Sabinópolis, seis propriedades estão representadas por casais. A exemplo, a gerente regional destacou a dedicação da produtora Maria Terezinha dos Santos Santana (na foto abaixo, com o marido João e o instrutor Bernardo) que, durante uma internação para recuperação de um processo cirúrgico não abriu mão de participar da última consultoria, via telefone. “Esse é mais um exemplo de dedicação, valorização e de como o programa foi importante para o casal na gestão da propriedade”.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de participar de um curso como esse, pela convivência nesses quatro meses e pelo profissionalismo do instrutor Bernardo. O GQC significa exercer a nossa atividade no campo de forma científica, conhecer os prós e contras do nosso trabalho e abertura para introduzir tecnologias que dão resultados satisfatórios. Precisamos nos profissionalizar sim, registrar tudo com detalhes. Quanto mais estivermos cientes dos caminhos para os acertos, mais resultados positivos colheremos”, disse, emocionada, D. Terezinha, que tem como principal atividade em sua propriedade o gado de corte.

“Me sinto honrado e realizado em presenciar o encerramento do programa, para a comunidade de Sabinópolis. Desde o início acreditei na consolidação desse projeto e ver de perto que a chama está acesa é muito gratificante”, disse o assessor de planejamento do Sistema Faemg/Senar Minas, Celso Furtado Júnior.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog