Fonte: Embrapa
Experiências bem-sucedidas associadas à agricultura urbana no Rio de Janeiro (RJ) foram apresentadas em um seminário técnico por parceiros do programa Embrapa & Escola, no dia 15 de abril, na carioca Embrapa Solos. O evento, que comemorou o Dia Nacional da Conservação do Solo, mostrou a importância da capacitação e das parcerias para o uso sustentável do solo e da água nos espaços urbanos para um público de quase cem pessoas.
“Buscamos, com esse encontro, colocar em contato nossos parceiros, para que todos conheçam as atividades desenvolvidas”, conta o pesquisador da Embrapa Solos, Claudio Capeche (na foto, de camisa azul).
E os parceiros são variados incluindo colégios, creches, comunidades e ONGs em relações construídas ao longo de 22 anos do programa Embrapa & Escola no Rio de Janeiro.
O encontro do dia 15 aproximou as comunidades da Babilônia, Chapéu Mangueira, Rocinha, Santa Marta e Vidigal, que realizam ações de educação ambiental e hortas comunitárias. E também apontou possíveis futuros trabalhos conjuntos. “O pessoal da Rocinha me colocou em contato com a Escola Municipal Christiano Hamman, localizada na Gávea. Vamos fazer uma atividade integrada entre o colégio e o pessoal do Horta na Favela, da Rocinha”, celebra Capeche.
Para algumas escolas que já participam do Embrapa Escola, a experiência tem sido gratificante. “O enriquecimento do contato entre pais, alunos e professores proporcionado por aquele pedacinho de terra que é a nossa horta alegra o cotidiano”, conta Elizabeth Azevedo Teixeira, mãe de um aluno da Escola Municipal Anne Frank, que participa do Embrapa & Escola há três anos.
Colégios de classe média alta da Zona Sul carioca, como o Santo Inácio, também participam. “As famílias de alguns dos nossos alunos possuem fazendas ou sítios. Antes as crianças iam para esses locais e ignoravam a terra, ficavam nas casas, jogando videogame. Com o interesse despertado pelas ações do Embrapa & Escola, esses mesmos garotos agora exploram o campo, querem saber como se planta”, revela Marcus Vinicius Borges da S. Machado, coordenador pedagógico do Santo Inácio. Por lá, a equipe da Embrapa Solos auxiliou na implementação do laboratório de geociência, dá aulas na oficina de sustentabilidade da trilha ambiental e participa das feiras de ciência.
Veja a lista das instituições que participaram do seminário aqui.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.