Selecione o dia...

quarta-feira, 17 de abril de 2019

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA REFORÇA PARCERIA COM OS INSTITUTOS DE PESQUISA AO VISITAR A EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, reforçou a importância da cooperação entre a Embrapa e os institutos de pesquisa paulistas para acelerar a adoção de tecnologias no campo.

Em visita à Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) nesta segunda-feira (15), Junqueira demonstrou interesse em formalizar parcerias para ampliar e acelerar o uso de inovações, como o equipamento que usa laser e inteligência artificial para análise de solo, e o sistema para saneamento básico rural.

O secretário disse que as soluções tecnológicas apresentadas poderiam ser adotadas rapidamente com o apoio de outras instituições do sistema estadual de pesquisa.

“Elas poderiam estar nas casas de agricultura, no caso do AGLIBS”, disse ao se referir ao processo convencional de análise de solos realizado no País (cujo resultado é mais demorado).

Para organizar e disponibilizar informações sobre solos, como procedimentos de coleta, classes, entre outros, o secretário sugeriu uma parceria entre a Embrapa e institutos de pesquisa de São Paulo para a criação de uma central de dados para atender à demanda regional das agtechs – termo para se referir às empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio.

“Acredito que é possível viabilizar um hub de informações de pesquisas, que poderão ser compartilhadas entre os pesquisadores dos ICTESPs para a retroalimentação, com o intuito de formar um Núcleo de Inteligência do Agronegócio Paulista, formado por todos os Institutos e entre as unidades Embrapa”, sugeriu o secretário.  

Ele ainda acrescentou que “o hub e os institutos de pesquisas conectados seriam uma poderosa ferramenta para embasar as tomadas de decisões e propor políticas públicas que envolvam todos os agentes da cadeia produtiva inclusive o consumidor final. O hub seria fundamental para que o governo Federal e Estadual pudessem atender às demandas não só do campo, mas também do consumo em todo o País”, afirmou.

O secretário também demonstrou preocupação com o saneamento básico em propriedades rurais do estado de São Paulo. Ele comentou sobre a importância e a necessidade de implementação do Código Florestal atrelado a uma política de tratamento de esgoto.

“Não adianta implantar o Código Florestal se o produtor continuar jogando os dejetos domésticos no rio. Queremos unir o conhecimento da Embrapa, das instituições estaduais de pesquisa, da extensão rural para mudar de patamar, quanto ao saneamento”, afirmou Junqueira.

Além das apresentações sobre as tecnologias, ações realizadas sobre os 10 anos da Rede Agricultura de Precisão, com demonstrações de resultados de pesquisas em áreas de produtores (“on-farm research”) de algodão, soja e milho, o secretário visitou laboratórios de Óptica e Fotônica, Fotoacústica e Fototérmica, de Pós-Colheita e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio.

“Tivemos a oportunidade importante de discutir o fortalecimento e a integração entre a Embrapa e os institutos estaduais de pesquisa ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), com quem já temos excelente relacionamento, e contribuir para a inovação e transformação do agro em São Paulo”, afirmou o chefe-geral João de Mendonça Naime.

“Outra estratégia discutida é a necessidade de revitalização conjunta do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) em São Paulo, em um novo modelo de ecossistema de inovação, com a participação das instituições públicas, privadas e startups”, finalizou Naime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog