Texto produzido por Embrapa
A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) vai expor tecnologias digitais como sistemas web e aplicativos móveis durante a Tecnoshow Comigo, feira que acontece de 8 a 12 de abril, em Rio Verde (GO). Entre os destaques estão a Roda da Reprodução, que auxilia no gerenciamento de rebanhos leiteiros, e o sistema WebAmbiente, voltado à adequação ambiental da propriedade rural.
A Roda da Reprodução Versão 2.0 permite acompanhar o crescimento e o peso das novilhas e bezerras e monitorar de maneira simples os estágios produtivos e reprodutivos das vacas.
Essa versão atualizada integra os recursos “Roda da Reprodução” e “Roda do Crescimento” e já tem cerca de 13 mil instalações ativas.
No aplicativo a integração dos dados do rebanho é automática, permitindo o gerenciamento completo das fases de reprodução e crescimento, facilitando o trabalho dos produtores de leite. Desenvolvido em parceria coma Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), o Roda da Reprodução pode ser encontrado no site do programa Balde Cheio e na loja de aplicativos de celular (aqui).
A outra tecnologia de destaque é o WebAmbiente, um sistema de informação interativo que auxilia produtores rurais a simular a adoção de técnicas de recomposição, projetar resultados e riscos esperados além de formas de monitoramento dos plantios por pelo menos dez anos da intervenção.
Nas mãos de gestores públicos é uma ferramenta útil para apoiar programas de regularização ambiental, especialmente dos órgãos ambientais ou de agricultura. Para técnicos e extensionistas públicos e privados serve para planejar ações de assistência técnica rural para agricultores em projetos ambientais diversos, envolvendo recomposição florestal ou implantação de sistemas agroflorestais.
Além dessas utilizações, é muito eficiente como material sistematizado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em instituições de ensino, pesquisa e extensão com o acesso à especificação científica detalhada das espécies e áreas de ocorrências, além de várias tecnologias de restauração testadas e validadas nos diferentes biomas nacionais, com potencial ainda para a realização de capacitações em ensino a distância e ações de formação técnico-profissional.
A ferramenta contempla o maior banco de dados já produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas para recomposição ambiental, possibilitando a seleção de espécies lenhosas e herbáceas de acordo com os biomas e os atributos locais das áreas a serem recompostas. Esta solução tecnológica é um serviço web desenvolvido pela Embrapa em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e instituições parceiras para apoiar a implementação das diretrizes do Código Florestal, podendo ser acessada a partir do endereço www.webambiente.gov.br.
Outras tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa Informática Agropecuária no Tecnoshow Comigo são o aplicativo para monitoramento agrometeorológico Agritempo Móvel, a Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec) e o Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg). Todas essas tecnologias serão demonstradas no estande “Casa da Embrapa”.
Palestra técnica
Além da participação em estande, a Empresa realiza palestras técnicas durante o evento. Este ano, a Embrapa Informática Agropecuária oferece o tema “Soluções tecnológicas para apoio ao monitoramento agrícola e à análise das mudanças de uso e cobertura da terra” com o pesquisador Alexandre Coutinho, que vai apresentar a tecnologia SATVeg.
O Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) permite observar o comportamento da vegetação na superfície terrestre, ao longo do tempo, com base em imagens de satélites. Fruto de parceria público-privada entre a Embrapa e a Agroicone, a nova versão do sistema abrange toda a América do Sul e está disponível para consulta em três idiomas (português, espanhol e inglês).
Essas informações apoiam atividades de monitoramento agrícola e ambiental, auxiliando instituições de pesquisa, universidades e organizações não governamentais (ONGs) em trabalhos e estudos relativos ao uso e cobertura da terra, como a identificação de desflorestamentos, conversões entre pastagens e agricultura, ciclos de culturas anuais e perenes, entre outros.
Sobre o evento
Organizada anualmente pela Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), em Rio Verde (GO), a Tecnoshow vem evoluindo e expandindo seus resultados a cada edição. No ano passado, foram 550 expositores que atenderam um público de 106 mil visitantes, numa área de 60 hectares, gerando 2,5 bilhões em comercialização, segundo dados da organizadora.
Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias voltada para o homem do campo, empresários do setor agropecuário, estudantes, pesquisadores, extensionistas, empresas de consultoria para o setor agrário, bancos de fomento, técnicos do Governo Federal ligados às áreas de agricultura, meio ambiente, ciência e tecnologia e desenvolvimento agrário, entre outros temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.