Selecione o dia...

segunda-feira, 8 de abril de 2019

SEGUNDO BLOCO DO PROGRAMA SUCESSÃO NO CAMPO REÚNE FAMÍLIAS RURAIS DE CARATINGA NESTA SEGUNDA - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

A partir da desta segunda-feira (8), trinta produtores de café da região de Caratinga, no Vale do Rio Doce se reúnem para participarem de mais um bloco do Programa Sucessão no Campo. O programa é uma promoção do Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga e Sicoob Credicooper. Os participantes são divididos em grupos de três pessoas e cada trio representa uma propriedade.

“Ao todo, o Programa Sucessão no Campo é divido em 6 blocos, entre sala de aula e consultorias. Nesta segunda, daremos início ao segundo módulo, no qual faremos consultorias nas propriedades durante cinco dias.

A cada dia faremos essa consultoria em duas propriedades com carga horária de 4 horas em cada”, adiantou a instrutora Teí Gazzinelli.

O primeiro bloco aconteceu nos dias 1 e 2 de abril. O evento é inédito na quarta regional do Senar Minas, em Governador Valadares. A proposta do Programa Sucessão no Campo é fazer com que filhos de produtores e trabalhadores rurais deem continuidade ao negócio familiar”.

“Tratamos de oferecer ferramentas que possam facilitar a tomada de decisão no processo sucessório. Este programa é oferecido às famílias que se interessam em trabalhar o processo sucessório sem traumas, ou pelo menos com menos traumas. O programa é importante porque é o momento que os participantes têm a oportunidade de discutir, debater, com pessoas que têm o mesmo sentimento/problema”, destaca a instrutora.

O casal Claudio Toledo e Glória Adriane são empresários rurais no Sítio Cachoeira. Após concluírem o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), eles resolveram participar do Sucessão no Campo e escolheram a nora, Letícia Vanessa, como parceira nesta nova empreitada. “A Letícia é casada com o nosso filho Rodrigo e ambos gostam muito do meio rural, trabalham com alegria e prazer junto com a gente na produção de café e na criação do gado de leite. A oportunidade de aprender mais, obter conhecimento e entender melhor esse processo de sucessão não poderia ser desperdiçada. Já estamos ansiosos para o segundo e próximos módulos”, disse Glória Adriane.

O programa é novo e após três pilotos passou a ser promovido a partir de fevereiro deste ano pelo Sistema Faemg/Senar Minas. Celso Furtado Júnior, Assessor de Planejamento do Sistema Faemg/Senar Minas explicou que o Programa Sucessão no Campo surgiu de uma diretriz da alta administração do Sistema Faemg no sentido de construir um projeto que estimulasse a sucessão do negócio na atividade agropecuária.

“Assim iniciamos a construção desse projeto, com foco em 2 eixos principais: formar sucessores e não herdeiros e preservar o negócio da família. A descontinuidade dos negócios familiares no campo tem se configurado como um dos principais problemas, principalmente nos empreendimentos de pequeno e médio porte. A participação dos produtores, familiares e potencial sucessor nesse evento é vital para preservar a continuidade do negócio familiar, inserir o jovem nesse processo e assim formar uma nova geração de empreendedores no campo”, afirma Celso Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog