Texto produzido por Faemg
Os Sindicatos dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas, realizaram pela primeira vez no Norte de Minas, o curso de Primeiros Socorros nas escolas. O treinamento contou com a participação de funcionários de escolas públicas localizadas no Projeto de Irrigação de Mocambinho, em Jaíba.
O curso ensina como iniciar um atendimento emergencial, em caso de um acidente de trânsito, por exemplo.
Os participantes aprendem desde os conceitos básicos e informações essenciais sobre primeiros socorros, como também higienização das mãos, colocação de luvas, reanimação cardiopulmonar em crianças e adultos, Avaliação C A B, sinais de obstrução respiratória, convulsões e desmaios, entre outros assuntos de fundamental importância para o salvamento de vidas.
O Programa SOS Primeiros Socorros nas Escolas do Senar Minas, segundo o instrutor Rafael Versiani, visa a prevenção em situações de emergências e urgências. Todo o treinamento é desenvolvido com base na lei Lucas (n° 13.722), criada com o objetivo de capacitar professores e funcionários das escolas públicas e privadas de ensino para a prestação de primeiros socorros aos alunos em caso de acidentes.
“A lei recebeu esse o nome em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, que morreu em setembro de 2017, aos 10 anos, engasgado em uma excursão escolar. Até a chegada do serviço especializado, o menino não recebeu nenhum atendimento de primeiros socorros. Lucas engasgou com uma salsicha de cachorro quente durante o passeio promovido pela escola que estudava”, informou o instrutor.
Ainda segundo o instrutor, os primeiros socorros são fundamentais até a chegada do atendimento especializado. “Temos como objetivos informar e contribuir para o cumprimento da legislação, criando condições compatíveis para atendê-la, desenvolvendo atitudes, fortalecendo habilidades e capacitando os funcionários das escolas sobre primeiros socorros”, completou Rafael Versiani. Outras quatro escolas da zona rural, também vão receber o treinamento, que envolve aulas teóricas e práticas, sendo duas em Montes Claros este mês, uma em Monte Azul em maio e uma em Bocaiuva no mês de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.