Selecione o dia...

segunda-feira, 8 de abril de 2019

INTERCÂMBIO ENTRE UNIDADES DA EMBRAPA CONTRIBUI PARA MELHORAR PROCESSOS DE GESTÃO - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

A Embrapa Amapá realizou na última semana o treinamento para a implantação do Painel de Monitoramento de Indicadores de Desempenho, ferramenta desenvolvida e aplicada no âmbito da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA). O analista do Setor de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIN), Michell Xavier, passou três dias em Macapá (AP) apresentando a ferramenta aos gestores e equipes da Transferência de Tecnologia, Administração, Pesquisa, Comunicação e Informação. A partir da identificação das necessidades de acompanhamento da Embrapa Amapá, o grupo participante exercitou a construção e alimentação dos painéis.

A ferramenta possibilita monitorar quase em tempo real o desempenho e fazer os ajustes necessários em processos administrativos e técnicos, conferindo mais agilidade à gestão da instituição.  

Para o supervisor do Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amapá, Adalberto Azevedo Barbosa, o painel vai melhorar muito a organização do setor; vai permitir o controle de processos, como compensação de horas, horas extras, relação de colaboradores, entre outros benefícios, “Veremos de forma detalhada e controlada, por exemplo, qual pesquisador é orientador de qual estagiário e qual o período de contrato do estágio de forma mais rápida e fácil do que acontece atualmente”, ressalta.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá, Adilson Lopes Lima, diz que com a construção e uso dos painéis será possível gerir a Unidade de uma forma mais eficiente. “Com o acesso mais rápido às informações sobre o andamento dos diferentes processos, a gestão pode atuar diretamente na melhoria deles”, afirmou. Ele destacou ainda o treinamento das equipes de TT para o uso do Sistema de Gestão de Ações de Transferência de Tecnologia (SISGATT), que também ocorreu durante o evento.  

Resultados alcançados no treinamento

O treinamento consistiu na definição de fontes, e atores envolvidos nos processos de gestão, como fornecedores e consumidores, além de periodicidade de atualização dos dados coletados, e definição do fluxo para captura, tratamento e atualização das análises. Após três dias de treinamento a equipe já habilitada para desenvolver os painéis de indicadores, construíram e analisaram a versão 1.0 do painel de monitoramento da Unidade.

Sistema de Gestão das Ações de Transferência de Tecnologia (SISGATT)

O Sistema de Gestão das Ações de Transferência de Tecnologia (SISGATT) é uma ferramenta de informação corporativa georreferenciada, com mapeamento das áreas de acordo com o Sistema Geodésico Brasileiro, reúne e faz o mapeamento para aumentar e fortalecer as ações de TT em todo o País. Desenvolvido em parceria entre o Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).

Integrado aos demais sistemas corporativos (Ideare, Sieve, Gestec, SIPJ e SIPF) o SISGATT tem como usuários principais as equipes de transferência de tecnologia e gestores da empresa. O sistema também tem a função de compartilhamento de informações entre as Unidades da Embrapa e ainda identifica a contribuição da empresa para as políticas públicas a partir dos projetos e demandas a essas políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog