Texto produzido por Embrapa
A vitrine de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e expostas na 18ª edição da Tecnoshow Comigo, que acontece entre os dias 08 e 12 de abril em Rio Verde, Goiás, vai contar com uma cultivar de grão-de-bico que tem chamado a atenção de produtores de norte a sul do País: a BRS Aleppo será o destaque da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) no evento.
Seu nome homenageia a segunda maior cidade da Síria, de onde foram trazidos materiais provenientes de ensaios, posteriormente selecionados pela Embrapa Hortaliças, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), com base em características consideradas promissoras.
E a aposta na BRS Aleppo valeu a pena.
Cultivar com aptidão industrial e, na contramão das grandes culturas, a BRS Aleppo não exige grandes aportes de água ao longo dos quatro meses de seu ciclo de produção. Sua produtividade é outro fator que não pode ser desprezado, já que a média tem alcançado 30 sacas por hectare. Outro atrativo diz respeito à demanda por grão-de-bico por parte de países asiáticos, grandes consumidores da leguminosa.
E quem procurar informações mais detalhadas não apenas sobre as qualidades e características do grão-de-bico BRS Aleppo, como também de outras leguminosas (feijão-vagem, ervilha e lentilha), ao visitar o espaço Embrapa na área do evento poderá adquirir o livro “Hortaliças Leguminosas”. Dividido em cinco capítulos, o livro traça um histórico sobre a origem de cada um desses alimentos, suas especificidades botânicas, nutricionais, potencialidades de mercado e comercialização, e tecnologias desenvolvidas com relação à prevenção de doenças, irrigação, tratos culturais, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.