Selecione o dia...

quinta-feira, 2 de maio de 2019

MANEJO DE PLANTAS DANINHAS É TEMA DE ENCONTRO NACIONAL - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Estratégias de manejo irão orientar as apresentações no 7º Encontro Nacional sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas, que acontece no dia 22 de maio, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. Nesta edição o foco do evento serão os temas relacionados com a utilização de herbicidas pré-emergentes, associações de herbicidas e o manejo de plantas daninhas sem utilização de herbicidas.

A primeira apresentação do Encontro trará o tema “Situação atual da resistência no Brasil”, com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Alexandre da Silva.

Somente nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul foram registrados mais de oito milhões de hectares com plantas daninhas resistentes em 2018, impactando em cerca de 6 bilhões de reais em perdas na produção de grãos e no controle de espécies como buva, azevém e capim amargoso. Veja na figura ao lado a incidência de plantas daninhas resistentes no Brasil.

Outra prática que ainda divide opiniões entre os pesquisadores é o uso de herbicidas pré-emergentes. O momento de aplicação pode ser durante a dessecação, imediatamente após a semeadura ou até mesmo após a emergência da cultura, mas antes da emergência das plantas daninhas. A principal vantagem dos herbicidas pré-emergentes é controlar as plantas daninhas antes que possam competir com a cultura e causar redução no rendimento. Contudo, o desempenho depende de muitos fatores, como umidade no momento de aplicação, chuva para a incorporação, temperatura, tipo de solo e planta daninhas a ser controlada. “É preciso chuva ou irrigação para que o produto entre no solo e chegue às sementes de plantas daninhas no período máximo de uma semana após a aplicação, caso contrário o controle será insatisfatório”, avalia Leandro Vargas, ressaltando que, contudo, “é preciso cautela porque o uso de herbicidas pré-emergentes pode aumentar a pressão de seleção de plantas daninhas resistentes. O manejo apropriado dos herbicidas é determinante qualquer que seja a escolha do momento de controle”, conclui o pesquisador.

Também foi reservado espaço para discussão dos impactos do uso das novas tecnologias com tolerância aos herbicidas hormonais. Será apresentada a experiência nos Estados Unidos e as soluções encontradas com objetivo de minimizar os impactos no Brasil, especialmente em regiões com fruticultura.

A promoção do 7º Encontro Nacional sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas é da Embrapa e Revista Plantio Direto. Veja aqui a programação completa. As inscrições podem ser efetuadas no site do evento em https://www.plantiodireto.com.br.

7º Encontro Nacional sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas
Dia 22 de maio de 2019
Local: Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, RS)
Informações: eventos@plantiodireto.com ou telefone 54-3311-1235
Inscrições em https://www.plantiodireto.com.br

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog