Selecione o dia...

quinta-feira, 2 de maio de 2019

SEMENTEIROS PARTICIPAM DA ESCOLHA DE NOVAS CULTIVARES DE ARROZ DE TERRAS ALTAS - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Um grupo de cinco sementeiros esteve na Embrapa Arroz e Feijão no dia dois de maio para fazer avaliação de campo de quatro linhagens de arroz de terras altas, que poderão ser lançadas em breve. A iniciativa, chamada Lavoura Experimental, busca integrar à pesquisa a opinião de parceiros, representantes do segmento produtivo, sobre os materiais resultantes do programa de melhoramento genético de plantas. Com isso, espera-se que novas cultivares estejam o máximo possível adequadas às demandas de mercado.         

O pesquisador Adriano Castro explica que é fundamental ter a avaliação de parceiros sobre as linhagens que a Embrapa pretende lançar, porque é possível, por meio de uma avaliação em conjunto, colocar no mercado cultivares que melhor causem impacto positivo à orizicultura.

“Existem casos em que a gente ia lançar um material, porque acreditava em seu potencial, mas recuamos, porque houve opinião contrária, mostrando que esse material em determinado lugar não correspondeu às expectativas”, disse Adriano Castro.

O grupo de sementeiros procedeu a avaliação das quatro linhagens em visitação a campo experimental dentro da fazenda da Embrapa Arroz e Feijão, onde observaram e registraram o comportamento das linhagens quanto a uma série de aspectos agronômicos, relacionados, por exemplo, ao acamamento das plantas e à resposta a doenças, como mancha parda, mancha de grãos e brusone nas panículas. Ações semelhantes estão sendo feitas no Mato Grosso, em áreas experimentais nos municípios de Matupá e Sinop; e em localidades do Vale do Rio Araguaia.

A conclusão desse trabalho deve ser feita nos próximos meses, depois da realização da colheita, quando serão obtidos os dados de produtividade. Adicionalmente, a Embrapa contará ainda com o apoio de empresas empacotadoras para fazer testes sobre a qualidade industrial dos grãos. Só depois é que haverá a decisão de lançamento acerca das linhagens.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog