Selecione o dia...

quinta-feira, 2 de maio de 2019

SOJA PLUS REFORÇA ATUAÇÃO EM MINAS GERAIS - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Produtores rurais de Ibiá, região do Triângulo, aderiram ao Soja Plus MG, programa realizado pelo Sistema FAEMG, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Cargill e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). O projeto tem o objetivo de melhorar de forma contínua a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais produtoras de soja por meio de planos de ações elaborados por equipes técnicas especializadas. A partir de agora, 10 fazendas do município passam a ser atendidas pelo programa.    As ações do Soja Plus MG em 2019 começaram na semana passada.

Os participantes do programa foram informados sobre como funciona a assistência técnica e quais os resultados positivos a serem obtidos. Os produtores também participaram do curso Qualidade de Vida na Fazenda – NR 31, norma regulatória que estabelece as regras de saúde, segurança e construções rurais.    Na sexta-feira (26), os produtores receberam a equipe técnica do Soja Plus em suas propriedades, que serão sinalizadas com 60 placas informativas para os funcionários ficarem alertas aos bons procedimentos de saúde e segurança ocupacional. Os gerentes e produtores também receberão um relatório com os pontos positivos e sugestões de melhorias nos indicadores sociais, ambientais e econômicos das fazendas.   Para Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da ABIOVE, com o treinamento, os ibiaenses ganham ferramenta importante. “A gestão da propriedade faz a diferença. No programa, eles recebem informações sobre legislações sociais, trabalhistas e ambientas. Queremos levá-los para o melhor caminho da produção”, explica.    O superintendente do INAES/FAEMG, Pierre Vilela, diz que a importância do Soja Plus para Minas “é trazer o discurso da sustentabilidade para a prática. Queremos transmitir a nossos sojicultores a visão da importância da sustentabilidade e como implementá-la. O Soja Plus tem metodologia testada e eficiente no que se propõe”.   “O Soja Plus é gratuito para o produtor, trata-se de uma grande oportunidade para ele agregar mais valor a sua propriedade e aos seus produtos”, afirma Harrison Coelho, analista técnico do SENAR MG.   O programa Soja Plus é desenvolvido em Minas Gerais há quatro anos. Desde 2015 foram atendidas 109 fazendas em 15 municípios no estado. Até o fim de 2019, o programa tem a expectativa de atender mais 48 novas propriedades rurais em Araxá, Paracatu, Uberlândia e Coromandel.    Sobre o Soja Plus    O Soja Plus opera nos principais estados sojicultores: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Trata-se de um programa de participação voluntária com ações de capacitação e oferta de materiais e assistência técnica gratuita para os produtores rurais.    Desde 2011, houve capacitação de 6.500 produtores, gerentes e funcionários; além de assistência técnica em 2.147 fazendas. As propriedades inscritas no programa produzem 9,43 milhões de toneladas de soja, volume que representa cerca de 8 da produção brasileira da oleaginosa. Nesse período, o projeto investiu R$ 23 milhões diretamente nas fazendas.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog