Fonte: Senado Federal
O Senado realiza na quinta-feira (6) sessão especial em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho. A sessão tem início às 10h, no Plenário.
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, em 5 de junho daquele ano. A data foi instituída com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, até então, por muitos considerados inesgotáveis.
Passados quase 50 anos, o crescimento econômico vem estimulando uma crescente demanda por recursos naturais, e a intensificação dos impactos resultantes das práticas extrativistas e de produção não sustentáveis, observa a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), autora do requerimento para a realização da homenagem, subscrito pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Jean Paul Prates (PT-RN), Izalci Lucas (PSDB-DF), Eduardo Girão (Pode-CE), Fabiano Contarato (Rede-ES) e pela senadora Leila Barros (PSB-DF).
“Essas práticas têm posto em risco um conjunto de dinâmicas e processos dos sistemas naturais, comprometendo a oferta de serviços resultantes desses sistemas, já alterados ou degradados em diversas regiões do Brasil e do mundo.
Associados à intensa exploração, encontram-se os conflitos de interesses e de visões sobre o uso da biodiversidade e do solo”, observa Eliziane Gama no requerimento.
A senadora ressalta ainda que o Brasil experimentou de forma trágica os impactos desses conflitos de interesses, ao citar o rompimento das barragens de mineração em Minas Gerais, que causou mortes, a destruição de ecossistemas, rios e animais, além de ter inviabilizado as condições de vida e subsistência de inúmeros vilarejos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Senado Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.