Selecione o dia...

terça-feira, 23 de abril de 2019

A VOZ E A VEZ DOS AGRICULTORES FAMILIARES NA ACOF 2019 - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

A 17ª Edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) que acontecerá entre os dias 29 de maio a 1 de junho de 2019, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), terá como tema “Geração de Renda”. 

Nestas dezessete edições de realização a Feira se tornou um espaço de visibilidade e voz dos agricultores; a Acof 2019 reúne mais de 40 empreendimentos da agricultura familiar de Goiás e entorno, expondo os produtos na feira livre da agricultura familiar, com comercialização de frutas, hortaliças, mel, produtos beneficiados e artesanatos.

Como infraestrutura a Feira conta, ainda, com a praça de alimentação no local, ministração de cursos e oficinas, seminários temáticos e científicos, dias de campo, rodas de conversa, exposições de máquinas e implementos, além dos eventos artísticos e culturais.

Entre as instituições apoiadoras da Agro Centro-Oeste, a Embrapa Arroz e Feijão, localizada no município de Santo Antônio de Goiás (GO), apresentará palestras, oficinas e workshops, participará de rodas de conversa e mesa redonda, além da Tenda Embrapa de Mostras Tecnológicas.

Confira, a seguir, algumas das atividades da Embrapa Arroz e Feijão durante o evento:

Roda de Conversa – Reunido instituições voltadas a alimentação escolar a roda de conversa vai tratar sobre o aproveitamento do feijão na merenda escolar, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Esta é uma oportunidade para a agricultura familiar em projetos que envolvem o PNAE e PAA; participarão da roda de conversa a Embrapa, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (CONESAN-GO), entre outras instituições públicas voltadas a educação e merenda escolar, associações de agricultores familiares, sindicatos rurais, cooperativas agrícolas e agricultores.  

Roda de Conversa: Cultura do arroz na agricultura familiar em Goiás.

O encontro envolverá os agricultores familiares e demais representantes da cadeia produtiva do arroz para discutir a necessidade de articulação entre os diversos atores sociais, tanto em relação ao desenvolvimento e utilização de tecnologias, quanto ao modelo e foco de qual sistema de produção de arroz é realizado.

Roda de Conversa: Movimento Arroz e Feijão – a comida do Brasil. Com participação de instituições e agentes das cadeias produtivas do arroz e do feijão, a roda de conversa, busca disseminar informações adequadas aos aspectos nutricionais e funcionais do arroz e feijão, visando atingir diferentes perfis de consumidores e profissionais. O objetivo é fornecer subsídios para que atores da cadeia produtiva desenvolvam ações visando manter o saudável hábito de consumir este prato símbolo do Brasil.

Oficina: Manejo Integrado de Pragas com Ênfase no Controle Biológico. Serão expostos insetos pragas e seus inimigos naturais, produtos biológicos, armadilhas, banners e publicações. A oficina sobre “Manejo Integrado de Pragas” tem o objetivo de levar aos técnicos, estudantes e produtores as tecnologias e conhecimentos existentes para o MIP. Tal sistema assegura produção agrícola competitiva, contribuindo para a sustentabilidade da produção e para a segurança alimentar.

Oficina: Receitas de arroz e feijão – A partir da Campanha Arroz e Feijão, o Par Perfeito do Brasil que deu origem a publicação Cozinha Experimental da Embrapa Arroz e Feijão  foram elaboradas e divulgadas receitas inovadoras a partir dos mais variados tipos de grãos de arroz e de feijão. Durante a Feira, será realizada as oficinas na cozinha experimental com receitas de arroz e feijão, estimulando ao público visitante da Feira, sobre o aproveitamento dos subprodutos do beneficiamento, tais como, o farelo e a farinha do arroz.

Oficina: Controle Estratégico de Carrapatos de Bovinos. Será apresentado sobre o ciclo do carrapato e como realizar o controle estratégico para a região Centro-Oeste, seguindo 10 passos. Como essas condições variam de região para região no país, o controle estratégico será regionalizado. 

Mostra Tecnológica: Otimizar a mão-de-obra e diversificar a renda em pequenas áreas, esse é o objetivo da Mostra de Tecnologias da Embrapa; será apresentada tecnologias voltadas a agricultura familiar, como a trilhadora de arroz, práticas como manejo integrado de pragas, além de computador para busca de tecnologias e orientações disponíveis aos agricultores familiares.

As inscrições para as atividades podem ser realizadas no momento do evento, ou pelo site da Agro Centro-Oeste familiar. Acesse aqui ao e confira toda a programação da feira.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog