Selecione o dia...

terça-feira, 23 de abril de 2019

UM NOVO INDICADOR DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS - Destaques, Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

A pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa é orientada para a efetividade, ou seja, para a adoção de seus resultados pelos sistemas produtivos e à geração de impactos na sociedade, nas mais diversas dimensões (econômicos, sociais, ambientais e institucionais, entre outros). No entanto, a avaliação do alcance desses impactos, ou seja, a identificação e mensuração dos efeitos da pesquisa na renda do produtor, na geração de empregos e no meio ambiente, por exemplo, percorre um longo caminho.

Nesse caminho, diferentes indicadores permitem demonstrar à sociedade evidências de que os produtos gerados pelos centros de pesquisa da Embrapa estão se transformando em soluções tecnológicas de adoção consolidada (outcomes), isto é, sendo incorporados aos processos produtivos.

A iniciativa é destaque do Balanço Social 2018, estudo divulgado anualmente pela Empresa que aponta o seu retorno social para a sociedade.

Desde a implantação do modelo integrado de gestão de desempenho da Embrapa (Integro), em 2014, houve um consenso interno sobre a necessidade de se demonstrar, por meio de indicadores específicos, que os produtos gerados, qualificados e transferidos pela instituição a seus potenciais usuários estavam sendo efetivamente incorporados aos processos produtivos. Essa incorporação é que se denomina, em literatura, a transformação de um produto em solução tecnológica de adoção consolidada (outcome).

A partir desta edição de 2018, o Balanço Social da Embrapa passa a contemplar em sua prestação de contas à sociedade uma amostra de soluções tecnológicas de adoção consolidada (outcomes) selecionados pelos centros de pesquisa da instituição. Esse esforço adicional de levantamento e estimação das taxas de uso e/ou adoção, não ocorreu de forma isolada. Ele vem se somar ao trabalho anual das unidades da Empresa de realização de estudos de impacto, cuja amostra de soluções tecnológicas, aliás, foi ampliada em 50 a em relação ao ano de 2017. Essa iniciativa de avaliação de soluções tecnológicas de adoção consolidada (outcomes) consiste em um primeiro e importante passo de monitoramento das taxas de adoção das tecnologias da Empresa que já estão no campo, mas ainda não foram avaliadas quanto a seus impactos.

A amostra de 175 soluções tecnológicas de adoção consolidada (outcomes) apresentada no Balanço Social de 2018 já permite demonstrar números muito expressivos do uso de tecnologias, como por exemplo, aquelas classificadas como “Sistemas e serviços”, que tiveram mais de 22,5 milhões de acessos ou downloads. No entanto, a mensuração dos impactos de uso de sistemas, como aquele que possibilita a visualização e análise de estruturas de proteínas, ou de um sistema aberto e integrado de informação em agricultura, sempre será um desafio. Porém, antes mesmo da contabilização do impacto desses sistemas, a demonstração de evidências de sua adoção já é um passo importante neste sentido. Por outro lado, os dados de adoção de uma amostra de produtos Embrapa voltados, respectivamente, à produção agrícola e à produção animal já indicam que parte dessas tecnologias já é usada em cerca de 127 milhões de hectares e mais de 19,5 milhões de animais.

Enfim, as soluções tecnológicas de adoção consolidada (outcomes) são novas evidências da efetividade da pesquisa liderada pela Embrapa, mas que só se viabilizaram graças às centenas de parceiros, tanto na geração de produtos, quanto na incorporação desses produtos ao processo produtivo, espalhados pelos quatro cantos do País.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog