Selecione o dia...

terça-feira, 23 de abril de 2019

ESCOLAS DE 7 ESTADOS BRASILEIROS TERÃO PALESTRAS SOBRE INSETOS AQUÁTICOS - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

A pesquisadora Kathia Sonoda, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), dentro das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018, realizará palestras sobre a ciência dos insetos aquáticos em 59 escolas de sete estados brasileiros. Na região da Diretoria Regional de Mogi-Mirim, todos os 13 municípios serão contemplados com as atividades até o final do primeiro semestre.

Os insetos aquáticos indicam a qualidade do ecossistema, de acordo com suas proporções de indivíduos taxonômicos ou de categorias alimentares na comunidade.

Isto porque há grupos que são sensíveis às alterações ambientais, enquanto que outros são resistentes e é a presença deles que determina se a comunidade, e consequentemente, o meio ambiente em que vivem, estão em equilíbrio. O desaparecimento de um ou vários grupos pode ocasionar uma quebra na cadeia alimentar que ocasionará uma cascata de prejuízos, atingindo o predador topo do ambiente aquático. Entretanto, os peixes são alimento para habitantes terrestres, como aves, diversos tipos de animais, inclusive o homem. Isto é muito bem evidenciado por pessoas mais velhas que relatam o desaparecimento de determinados peixes (ou a dificuldade em pescá-los). Esses efeitos são relacionados à degradação ambiental ocasionada pelo desmatamento da vegetação ripária/ciliar, despejo de substâncias químicas nocivas, além da entrada de efluentes domésticos e industriais.

Conforme Kathia, os objetivos desses encontros com os alunos são combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia pela utilização de resultados de pesquisas científicas, visando reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida, além de contribuir para a disseminação e popularização do uso da biota na avaliação da qualidade do ambiente aquático e seus arredores. Nas palestras, casos de sucessos ocasionados pelo estudo são relatados, estimulando os ouvintes a seguirem seus estudos, ingressando na faculdade e dando continuidade em cursos de pós-graduação, e tornarem-se cientistas.

“Muitas lembranças emocionantes são colhidas durante as palestras por meio de relatos. Um aluno que reconheceu que através dos estudos pode se tornar um pesquisador ao invés de catador de lixo, outra aluna que já se decidiu pela carreira de bióloga e prometeu um encontro em um congresso científico, ou através dos muitos abraços acalorados e “obrigados” com sorrisos largos”, diz Kathia, com o sentimento de dever cumprido.

Semana de C&T
A SNCT de 2018 teve como tema a redução das desigualdades e o papel da mulher na ciência. Em princípio, dentro de sua programação foram selecionados 20 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Sergipe e Distrito Federal para receberem as palestras. Posteriormente, devido à acolhida dos alunos, a pesquisadora percebeu a carência destas informações para este público e sentiu-se motivada a incluir novos municípios, desta forma, inclui mais municípios (e um estado, Minas Gerais) ao redor de sua unidade de trabalho e acrescentou outros. Assim, 39 municípios receberão palestras até o final do projeto.

Além das palestras, o projeto conta com o desenvolvimento de materiais paradidáticos como livros (um impresso e um interativo que se encontra disponível no site da Embrapa) e um baralho sobre insetos aquáticos. Estes materiais são disponibilizados às escolas e alunos, como uma complementação do conhecimento.

Sobre o Programa
O Programa Embrapa Escola procura apresentar e discutir questões presentes no dia a dia dos estudantes e que merecem uma reflexão, com ações educativas que estimulem a discussão e a proposição de ações concretas dentro de suas realidades e possibilidades. Para a visitação, as escolas, públicas ou privadas, devem fazer agendamento pela página https://www.embrapa.br/meio-ambiente/responsabilidade-socioambiental.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog