Selecione o dia...

terça-feira, 23 de abril de 2019

PINT OF SCIENCE CHEGA EM BENTO GONÇALVES - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Em 2019, a Embrapa Uva e Vinho e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul colocam a Capital Nacional do Vinho no mapa do Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo.

O evento acontecerá nas noites dos dias 20, 21 e 22 de maio, em locais pouco usuais: em vez de palestras em auditórios, serão conversas informais em bares. Essa é a proposta do Pint of Science, evento global que é realizado desde 2012 e que este ano ocorre simultaneamente em 24 países.

O Brasil é o campeão, com 87 cidades – entre elas, Bento Gonçalves, a única na Serra a sediar o evento.

Durante os encontros, o público participante, além de ouvir a apresentação do cientista, poderá fazer perguntas e conversar com pesquisadores de diferentes áreas sobre o tema da noite, de maneira simples e clara, sem necessidade de inscrição ou de conhecimento prévio. “A ideia é falar sobre assuntos relacionados à ciência de uma forma descomplicada, buscando aproximar ao conhecimento do público em geral”, comenta Marcos Botton, chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do evento em Bento Gonçalves.

A promoção do Pint Of Science em Bento Gonçalves é uma parceria entre a Embrapa Uva e Vinho e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, duas instituições federais que desenvolvem trabalhos de ciência e pesquisa na região.

Breve histórico

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o Pint of science logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

O evento acontece ao longo de três dias consecutivos, sempre no mês de maio, e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios no Brasil; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, estamos em primeiro lugar com 87 cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72.

Nos próximos dias será divulgada a programação completa do evento no endereço: http://pintofscience.com.br.

Se você tem sede de Ciência, não perca o Pint 2019!

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog