Fonte: Embrapa
A Empresa está presente no Amapá desde 1980.
Criada para revolucionar a forma de produzir alimentos no País, por meio da ciência, a Embrapa completa 46 anos nesta sexta-feira, 26/04. Nos últimos 40 anos, a Empresa contribuiu para que o Brasil aumentasse em cinco vezes a produção de grãos – em 240 a produção de trigo e milho, 315 a produção de arroz, sem contar a elevação da produtividade do setor florestal em 140 , e o triplo do setor cafeeiro.
No Amapá, a Embrapa está presente desde 1980 quando foi criado o Núcleo de Pesquisa Agropecuária do Amapá, vinculado ao então Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Úmido, com sede de Belém (Pará).
Atualmente, a Embrapa Amapá funciona como um centro de pesquisas ecorregional, com sede em Macapá e três campos experimentais (Fazendinha, Cerrado e Mazagão), diversos laboratórios e uma biblioteca especializada. Atua no território do Amapá e Estuário Amazônico (ponto de encontro entre o rio e o mar, entre os estados do Amapá e Pará), em parceria com instituições de pesquisa locais, instituições de ensino superior, órgãos de extensão rural e florestal, associações de agricultores, de agroextrativistas, escolas famílias rurais e outras entidades do setor produtivo de vários segmentos.
Um dos destaques alusivos aos 46 anos da Empresa é o Lucro Social de 2018 que chegou a R$ 43,52 bilhões. Para cada real aplicado na Embrapa no ano passado, foram devolvidos R$ 12,16 para a sociedade. Os dados são da última edição do Balanço Social, publicado em abril deste ano. Esse valor foi obtido a partir da análise do impacto econômico de 165 soluções tecnológicas e de cerca de 220 cultivares desenvolvidas pela Empresa.
O Balanço Social da Embrapa é uma adaptação do modelo sugerido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), que promoveu a aproximação de parte do setor empresarial de relevantes problemas sociais brasileiros. A Embrapa não foi criada para gerar lucros financeiros, mas sim o chamado “lucro social”, dada a sua contribuição ao desenvolvimento da agropecuária brasileira.
Entre as tecnologias da Embrapa Amapá publicadas no Balanço Social 2018 estão o choque térmico no processamento do açaí em batedeiras; a transferência de conhecimentos para cultivo de bananeiras resistentes à Sigatoka-negra e da cultivar de açaí de terra firme BRS-Pará; a adaptação do Sistema Bragantino de produção de alimentos para as peculiaridades do Amapá; e capacitações em manejo de açaizais nativos de mínimo impacto.
A Embrapa é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura.
Para saber mais sobre o Balanço Social clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.