Selecione o dia...

sexta-feira, 26 de abril de 2019

CENOURA: CLIMA REDUZ OFERTA EM ABRIL - Textos, Cepea

Fonte: Cepea

Cepea, 26/4/2019 – O clima quente e chuvoso segue afetando a produção de cenouras em São Gotardo (MG). Problemas com “mela” e nematoides, recorrentes em março, diminuíram, mas, agora, produtores mineiros relatam alta incidência de pintas e/ou manchas nas raízes. Deste modo, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os descartes continuam elevados, reduzindo a oferta disponível. Na parcial de abril (1° a 25), a média de preços da caixa de 29 kg “suja” é de R$ 34,70, 6 superior à de março, quando as cotações já estavam em patamares elevados.

Nesse cenário, após o beneficiamento, a venda de lavadas está maior neste mês. Além disso, as manchas são observadas apenas quando as cenouras passam pelo lavador, o que dificulta a comercialização de “sujas”. No geral, há maior proporção de cenouras com menor calibre. O motivo é que, com as altas temperaturas, o ciclo vegetativo diminui, afetando a produtividade e o desenvolvimento secundário das raízes, responsável por aumentar o calibre. Este contexto amplia o descarte das cenouras que não são escoadas, devido ao volume excessivo do tipo “A”. Fonte: Cepea/Hortifruti – www.hfbrasil.org.br

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Cepea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog